Notícias

Olinda instala mais um centro informatizado em escola municipal

Espaço conta com computadores, tela de projeção e câmera de monitoramento

Publicado por: Redação da Secom, em: 08/10/19 às 15:31

Por: Pattricia Viviane

Inaugurado, nesta segunda-feira (07.10), mais um recurso que vai auxiliar ainda mais a inclusão digital dos alunos da rede municipal de  Olinda. Desta vez, a Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Amaro Branco, foi contemplada com um espaço sociotecnológico, também chamado de Telecentro. Agora, são sete unidades de ensino que passam a contar com um ambiente totalmente informatizado.

Cada um dos Telecentros conta com computadores, impressora, tela de projeção, projetor (data show) e câmera de monitoramento. Além disso, dois profissionais de sala, um para cada horário, deverão acompanhar as atividades. A comunidade escolar e a população que reside nas proximidades da escola serão beneficiadaa a partir de projetos de ensino de informática e outros temas ligados à tecnologia.

Os Telecentros são montados, através de uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Governo de Pernambuco. “Entender que tecnologia é tudo aquilo que o homem cria para melhorar o mundo e a ele mesmo é o que precisamos pautar em uma educação que ensine a pensar e não apenas reproduzir. Acreditamos que através da robótica educacional seja possível este tipo de educação para o futuro. Afinal, o futuro é construído no agora”, destacou o secretário de Educação, Esportes e Juventude da cidade, Paulo Roberto Souza Silva.

De acordo com a gestora da unidade, Karyna Santana, o Telecentro da Escola Sagrado Coração de Jesus complementará as aulas práticas de informática em programação, pesquisa, aulas de robótica, ciência que possibilita o estudo de diferentes áreas do conhecimento como raciocínio lógico, resolução de problemas e, principalmente, troca de ideias através do trabalho em equipe. “A escola ganha um espaço de qualidade que vem somar ao processo pedagógico e a educação de qualidade. Tenho certeza que muitas pesquisas vão sair daqui”, finalizou a educadora.

Para o representante da comunidade escolar, Valmir Miranda, o ganho também vem para a comunidade de Amaro Branco, onde está localizada a unidade de ensino. “Este Telecentro nos aproxima dos nossos filhos e eles estão aprendendo a pensar, criando, pesquisando e nos ensinando. É um universo nunca vivido aqui no bairro”, apontou.

O prefeito Professor Lupércio aproveitou o momento para destacar o trabalho desenvolvido pela gestão no que se refere às políticas públicas para alavancar o ensino-aprendizagem. “O Telecentro é uma ferramenta primordial para que os estudantes de Olinda se mantenham atualizados no tocante ao conhecimento e suas atualizações”, afirmou.

A solenidade contou com a participação da vice-governadora do Estado, Luciana Santos, entre outras autoridades.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

%d blogueiros gostam disto: