Notícias

Olinda intensifica ação de rastreamento do câncer de mama

As mamografias podem ser solicitadas em todas as Unidades de Saúde da Família, Policlínicas e Centros Médicos do município e realizados em clínicas especializadas

Publicado por: Secom, em: 19/08/10 às 8:32
Saúde da Mulher - Arte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Arte: Instituto Nacional de Câncer

Campanha da Secretaria de Saúde de Olinda intensifica ações contra o câncer de mama. De acordo com pesquisas, trata-se do câncer mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais freqüente no mundo. Em Olinda, conforme dados do SIM (Sistema de Informações sobre a Mortalidade), os casos de óbito em conseqüência da doença têm diminuído nos últimos três anos. Em 2009 foram registrados 26 mortes e nos anos anteriores, 2008 e 2007, contabilizados 31 e 39 casos, respectivamente.

A ação contra o câncer é a prevenção. Sendo assim, a ação da Saúde de Olinda é a ampliação do exame de mamografia, que passa a ser oferecido de forma simplificada e ampliada. A iniciativa cumpre a portaria 1.856 de 13 de julho de 2010 do Ministério da Saúde, que prevê cota livre para realização do procedimento em todo o município.

O rastreamento do câncer de mama visa estimular mulheres do município a realizar a mamografia e, desta forma, prevenir e tratar a doença. O procedimento é simples e pode ser solicitado em todas as Unidades de Saúde da Família, Policlínicas e Centros Médicos do município. As pacientes são encaminhadas para as clínicas Prontimagem, localizada no bairro de Casa Caiada, e Dimagem, no Bairro Novo.

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Inês Tenório, mulheres com idades entre 50 e 69 anos fazem parte do grupo de maior incidência do câncer de mama, daí a necessidade prioritária da realização anual do exame de prevenção da doença. “É um diagnóstico precoce que pode salvar vidas”, complementa a coordenadora, enfatizando ainda que a ação está à disposição, também, de mulheres  com idades inferiores, levando em consideração históricos da doença na família e possíveis sintomas ou percepção de nódulos na região mamária.

SERVIÇO

Prontimagem
Rua José Augusto Moreira, 811, Casa Caiada

Dimagem
Rua São Miguel, 478, Bairro Novo

Mais informações:
Policlínica da Mulher: 3439 4330

%d blogueiros gostam disto: