Olinda lança CD com hino da cidade em ritmo de frevo e maracatu

O lançamento acontece nesta terça-feira (03/07), às 19h, no Palácio dos Governadores. A orquestra do Centro de Estudos Musicais de Olinda (Cemo) fará uma apresentação com as músicas do CD Olinda Canta Seu Patrimônio

Publicado por: adminolinda, em: 02/07/12 às 15:55

Capa do CD Olinda canta seu patrimônio, com o Hino de OlindaDentre todos os elementos que formam a identidade cultural de cidades, estados e países, o hino pode ser compreendido como uma forma de transmitir, através da composição, os valores e história do povo em questão. Patrimônio cultural da humanidade, Olinda tem em seu hino uma homenagem a sua identidade. Não por acaso, o quarto capítulo da Lei Orgânica de Olinda, de 2009, aponta o hino como um dos símbolos representativos de cultura e história do município, ao lado da bandeira e do brasão.

A letra do hino de Olinda, de Themístocles de Andrade, abrange as tradições, a natureza, os valores e mais importante, o destaque de Olinda para a humanidade. A composição original é de José Lourenço da Silva, mais conhecido como Capitão Zuzinha. Com o objetivo de garantir que as novas gerações conheçam o hino da cidade e saibam da importância do mesmo para a memória cultural olindense, a Prefeitura de Olinda, através do projeto Hino de Olinda, realiza solenidade de lançamento do CD Olinda Canta Seu Patrimônio, que acontece no dia 3 de Julho, às 19h, no Palácio dos Governadores, sede do poder público.

O projeto Hino de Olinda também é baseado no artigo 189 da Lei Orgânica do município, que diz que a difusão do Hino de Olinda será estimulada em todas as escolas da rede Pública de Ensino. Um total de mil cópias serão produzidas para serem distribuídos para as escolas de Olinda.

Trata-se de um projeto em defesa dos símbolos locais e levar este material para as  crianças é a garantia de que estes valores serão passados para as próximas gerações garantindo assim um legado para o povo olindense. O CD Olinda Canta Seu Patrimônio contém três faixas com o hino, sendo uma tradicional, a segunda em ritmo de frevo e a terceira em ritmo de maracatu.

Para a gravação do CD, a Prefeitura de Olinda contou com um time de artistas locais que deram ainda mais brilho a este projeto. A banda sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo) participou das gravações, que foram regidas pelo maestro Nilson Lopes. Os cantores Adalgisa Marques, Edilsa, Nádia Maia, Claudia Beija, Ricardo Farias, Tito Livio, Lourenço Gato, Rogério Rangel, Rominho Som da Terra e Ed Carlos participam do projeto.

Na ocasião do lançamento, a orquestra do Cemo fará uma apresentação especial com as músicas do CD Olinda Canta Seu Patrimônio. A entrada é aberta ao público.

Segue abaixo a letra do Hino de Olinda

Olinda, cofre sublime
de brilhantes tradições
Teu nome beleza exprime
e produz inspirações

Teu céu, teu mar, teus coqueiros,
ruínas, praias, luar,
despertam sonhos fagueiros,
deslumbrando o nosso olhar

Olinda tão sedutora,
quanta beleza conténs!
sendo assim merecedora
do lindo nome que tens

IV
De nossa brasilidade
foste o berço singular!
No teu solo a liberdade
nunca deixou de brilhar

Olinda, honrando a memória
do artista que te fundou,
com ele reparte a glória
que tua fama alcançou

VI
Que majestade suprema
existe em tudo o que é teu!
Tu és, Olinda, um poema
que natureza escreveu!

Estribilho
Glória a Duarte Coelho,