Olinda lança Consulta Pública do Plano Municipal de Cultura

O evento acontece no Palácio dos Governadores nesta quinta (09), a partir das 9h

Publicado por: Secom, em: 08/05/13 às 14:04

A Cidade Patrimônio dá um grande passo para a consolidação de políticas públicas culturais mais democráticas e sustentáveis. Nesta quinta-feira (09/05), a partir das 9h, artistas, gestores públicos e produtores culturais de várias representações do setor em Olinda acompanham o lançamento da consulta pública do Plano Municipal de Cultura, no Palácio dos Governadores, sede da prefeitura. O evento, onde estarão presentes o prefeito Renildo Calheiros e o secretário de Patrimônio e Cultura Lucilo Varejão, será aberto ao público.

O Plano Municipal de Cultura é um dos cinco elementos básicos exigidos pela lei que regulamenta o Sistema Nacional de Cultura e deve ser alinhado com os Planos Estadual e Nacional. O objetivo que norteia essa ferramenta pública é de contribuir na construção de um planejamento estratégico de forma democrática, uma vez que as consultas públicas marcam a participação da sociedade.

Desde 2005 se discute o plano. O início da participação popular aconteceu com a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura, quando posteriormente foram criados o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Olinda, o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura com Fundo Municipal de Cultura, e a Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda – SEPAC, em 2008.

São oito anos de construção de uma política pública que terá o prazo para revisão de cinco anos, a ideia é a inclusão de novas propostas e redimensionamento dos números e metas.

A consulta estará disponível no Blog do Plano Municipal de Cultura de Olinda: http://www.olinda.pe.gov.br/pmc/