Olinda lança “Consultório de Rua”

Veículo com equipe multidisciplinar vai estar nos bairros de Peixinhos, Águas Compridas e Rio Doce durante 01 ano, no atendimento de usuários de álcool e outras drogas

Publicado por: Secom, em: 24/11/10 às 17:25
Consultório de Rua - Arte: Taís Nascimento/Pref. Olinda

O início do atendimento à população está previsto para a segunda quinzena de dezembro - Arte: Taís Nascimento/Pref. Olinda

Uma nova ferramenta para acolher dependentes químicos está sendo implantada em Olinda. Nesta sexta-feira (26), às 10h, o prefeito Renildo Calheiros e a secretária de Saúde, Tereza Miranda, lançam o projeto “Consultório de Rua”, com solenidade que será realizada na sede da Prefeitura de Olinda. Trata-se de uma modalidade de atendimento “extra-muro”, que oferece aos usuários de álcool e outras drogas em situação de maior vulnerabilidade recursos para os cuidados básicos de saúde.

O “Consultório de Rua” em Olinda funcionará como projeto piloto durante 01 ano em três bairros. São eles: Águas Compridas, Peixinhos e Rio Doce. Sua estrutura de funcionamento conta com uma equipe volante com formação multidisciplinar constituída por 01 psicólogo, 01 assistente social, 01 enfermeira e 03 redutores de danos, que utilizam um veículo (van) para o desenvolvimento de consultas, orientações, oficinas de educação em saúde, encaminhamentos das demandas não atendidas in loco para a rede de saúde do SUS. “Nós nos estabelecemos nos bairros, conquistamos a confiança da comunidade que possui usuários de drogas e moradores de rua”, explica Tereza Guimarães, da Secretaria de Saúde de Olinda.

A função principal do programa é atuar como uma ponte para a população que está à margem do sistema de saúde e possibilita sua inserção na rede. Atualmente, a equipe está mapeando os bairros para identificar os pontos estratégicos de atuação. O trabalho em campo de atendimento à população tem previsão de início para a segunda quinzena de dezembro. Quando for iniciado, os três bairros de Olinda irão receber a van do “Consultório de Rua” durante 01 ano.

No lançamento do programa, sexta-feira, a Coordenação de Saúde Mental do município aproveita a oportunidade para apresentar os programas “De Volta pra Casa” e “Residência Terapêutica Masculina”, serviços inseridos nas estratégias da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde, que objetivam a reabilitação e a reinserção social de pacientes com longo histórico de internação.

O “Consultório de Rua” é um programa do Ministério de Saúde, que será implantado no município por meio da Secretaria de Saúde de Olinda, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco.