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Olinda lança prêmio Saúde na Escola

Objetivo é incentivar a produção de trabalhos culturais e de artísticos voltados à promoção e prevenção da saúde

Publicado por: Secom, em: 11/05/10 às 16:14
Prêmio Saúde na Escola de Olinda

Prêmio Saúde na Escola de Olinda é voltado para alunos da rede municipal - Arte: Hilton Azevedo/Secretaria de Saúde de Olinda

A coordenação Ciclos da Vida da Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com a Secretaria de Educação do município, lança o Prêmio Saúde na Escola de Olinda, que será realizado anualmente e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos culturais e de arte voltados à promoção e prevenção da saúde nas escolas e unidades de saúde de Olinda envolvidas no Programa Saúde na Escola (PSE).

O público alvo são os alunos da rede municipal da educação infantil, fundamental e familiares, regularmente matriculados nas instituições de ensino da Rede Municipal de Olinda, vinculados ao Programa Saúde na Escola.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo sábado (15), exclusivamente nas escolas onde estuda o aluno. Para mais informações sobre o concurso, confira abaixo o edital.

Regulamento do I Prêmio Saúde na Escola de Olinda

“Saúde, Cultura e Arte: uma prática de vida”

1. OBJETIVO

O Prêmio Saúde na Escola de Olinda será realizado anualmente e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos culturais e de arte voltados à promoção e prevenção da saúde nas escolas e unidades de saúde de Olinda envolvidas no PSE (Programa Saúde na Escola).

2. CATEGORIAS / PÚBLICO ALVO
2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL (4 e 5 anos): alunos(as) regularmente matriculados(as) nas instituições de ensino da Rede Municipal de Olinda vinculadas ao Programa Saúde na Escola.
2.2 ENSINO FUNDAMENTAL: Alfabetização, 1ª a 8ª séries (1º ao 9º anos): alunos(as) regularmente matriculados(as) nas instituições de ensino da Rede Municipal de Olinda vinculadas ao Programa Saúde na Escola.
2.5 FAMÍLIA: Pais ou Responsáveis dos alunos que estudam nas instituições de ensino da Rede Municipal de Olinda vinculados ao Programa Saúde na Escola.

3. TRABALHOS, TEMAS E FORMATO DE APRESENTAÇÃO
3.1 EDUCAÇÃO INFANTIL (4 e 5 anos)
3.1.1 Trabalho: Elaboração de Cartaz
3.1.2 Tema: “Sorria com Saúde” (Saúde Bucal)
3.1.3 Apresentação: desenho colorido em ½ cartolina ou papel cartão, tamanho 33cm x 25 cm, utilizando qualquer material permanente (tinta, lápis de cor, giz de cera). Não serão admitidos desenhos elaborados em computador, com colagens, decalques, logomarcas governamentais, logomarcas dos promotores deste concurso e imagens registradas. Os desenhos poderão ser enviados enrolados.
3.2 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º Ciclo: (1º ao 2º anos)
3.2.1 Trabalho: Produção Artística
3.2.2 Tema: “Higiene do corpo: vamos ficar alerta!” (Auto cuidado)
3.2.3 Apresentação: pintura, colagem ou desenho em folha de papel, tamanho A3 (297 mm x 410 mm), utilizando qualquer material permanente (tinta, lápis de cor, giz de cera). Não serão admitidos desenhos elaborados em computador, com logomarcas governamentais, com logomarcas dos promotores deste concurso e imagens registradas.

3.3 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º Ciclo: (3º ano)
3.3.1 Trabalho: Histórias em quadrinhos
3.3.2 Tema: “Agente não quer só comida” (Alimentação Saudável)
3.3.3 Apresentação: desenho e pintura manual em folha de papel, tamanho A4 dobrando ao meio utilizando frente e verso com duas laudas, utilizando qualquer material permanente (tinta, lápis de cor, giz de cera). Não serão admitidos desenhos elaborados em computador, com logomarcas governamentais, com logomarcas dos promotores deste concurso e imagens registradas.
3.4 ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º Ciclo: (4º ano)
3.4.1 Trabalho: Paródia
3.4.2 Tema: “Acidentes: O negócio é se prevenir” (Prevenção à acidentes)
3.4.3 Apresentação: a paródia deve ser escrita a partir dos compositores Luiz Gonzaga e Alceu Valença, com letra legível ou digitada em um único lado da folha de papel, formato A4 (210 mm x 297 mm). Usar fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5.

3.5 ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º Ciclo: (5º ano)
3.5.1 Trabalho: Música
3.5.2 Tema: “Nossa Escola também é um espaço de Paz” (Prevenção à violência)
3.5.3 Apresentação: a música deve ser gravada em CD ou DVD e escrita a partir dos estilos regionais (coco, ciranda, baião, forró, frevo, maracatu) com letra legível ou digitada em um único lado da folha de papel, formato A4 (210 mm x 297 mm). Usar fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5.

3.6 ENSINO FUNDAMENTAL II – 5ª SÉRIE (6º ano)
3.6.1 Trabalho: Poesia
3.6.2 Tema: “Diversidade: abrindo caminhos contra o preconceito” (Etnia, gênero e sexualidade)
3.6.3 Apresentação: a poesia deve ser escrita com letra legível ou digitada em um único lado da folha de papel, formato A4 (210 mm x 297 mm). Limite mínimo de 15 (quinze) e máximo de 20 (vinte) linhas, usando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5

3.7 ENSINO FUNDAMENTAL II – 6ª SÉRIE (7º ano)
3.7.1Trabalho: Cordel
3.7.2Tema: “Vida SIM! Drogas NÃO!” (Drogas lícitas e ilícitas).
3.7.3 Apresentação: o cordel deve ser escrita com letra legível ou digitada em um único lado da folha de papel, formato A4 (210 mm x 297 mm). Limite mínimo de 12 (doze) estrofes com 4 (quatro) versos cada sem repetição de versos e máximo de 24 (vinte e quatro) estrofes com 4 (quatro) versos cada sem repetição de versos, usando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5.

3.8 ENSINO FUNDAMENTAL II – 7ª SÉRIE (8º ano)
3.8.1 Trabalho: Fotografia
3.8.2 Tema: “Vida e Saúde na Escola”
3.8.3 Apresentação: a fotografia deverá ser revelada em papel fotográfico, com formato padrão 10cm x 15cm, com ou sem margem, tendo resolução mínima de 3,2 mega-píxel no caso de captura digital. A fotografia deve ser inédita, não podendo ser cópia ou adaptação de fotos já existentes, não deve ser dobrada ou enviada com clipes ou grampos e pode ser colorida ou preto e branco com cópia gravada em CD.

3.9 ENSINO FUNDAMENTAL II – 8ª SÉRIE (9º ano)
3.9.1 Trabalho: Curta metragem educativa
3.9.2 Tema: “Aids: Quem ama previne!”
3.9.3 Apresentação: o curta metragem deverá ser editado com tempo de mínimo de 3 minutos e no máximo 5 minutos sendo produção livre, com enfoque na promoção e prevenção, de acordo com a criatividade. As imagens devem ser inéditas, não podendo ser cópia ou adaptação de curtas já existentes, com cópia gravada em CD.

3.12 FAMÍLIA:
3.12.1 Trabalho: Mosaico
3.12.2Tema: “Diga não a violência doméstica!”
3.12.3 A apresentação: o mosaico colorido sendo em cartolina ou papelão , tamanho 66 cm x 50 cm ou 40 cm de diâmetro, utilizando jornal, revista e papelão. Não serão admitidos mosaicos elaborados em computador, com logomarcas governamentais, logomarcas dos promotores deste concurso e imagens registradas.
3.13 Todos os trabalhos descritos devem ser apresentados em língua portuguesa, em conformidade às regras ortográficas e gramaticais vigentes no Brasil.
3.14 Trabalhos que forem apresentados com qualquer tipo de identificação, exceto o número de inscrição, explicitado no item 5 deste Regulamento, serão automaticamente desclassificados.

4. INSCRIÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS
4.1 As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, na escola onde estuda o aluno, no período de 10 a 15 de maio de 2010 da seguinte maneira:
4.1.1 Dirigir-se aos representantes do Comitê Local, não candidatos (professor comunitário, ACS, monitor de saúde) que estarão de posse das fichas de inscrições e preencher corretamente todos os dados solicitados.
4.1.2 Após a confirmação dos dados, o representante deverá destacar o comprovante de inscrição, no qual constará o número identificador do trabalho e a categoria inscrita.
4.1.3 Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 29 de maio de 2010, nas escolas do PSE, das 8:00 às 17:00 horas.
4.1.4 Na entrega dos trabalhos, será anexada (com grampeador) a ficha de identificação impressa ao trabalho. A ficha de identificação impressa deve ser a folha de rosto (capa) do trabalho. Escrever (à mão) o número identificador constante na ficha de identificação ao final do trabalho.
4.1.5 A Escola deverá colocar o trabalho em envelope e enviar para a Secretaria de Saúde:

I PRÊMIO SAÚDE NA ESCOLA DE OLINDA
“Categoria ……..(nome da categoria)”
Secretaria Municipal de Saúde
Coordenação Ciclos da Vida
1º andar – Sala 14
CEP: 53.120-010 – Olinda/PE

4.1.6 Preencher o verso do envelope apenas com o número de identificação e o endereço da Escola.
4.2 Os envelopes que contiverem o nome do participante estarão, automaticamente, desclassificados.
4.3 As inscrições serão encerradas no dia 15 de maio de 2010 às 17 horas.
4.4 A Secretaria de Saúde não se responsabilizará por inscrições não recebidas ou não efetivadas por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, ou outros fatores que venham a impossibilitar a transferência das inscrições e trabalhos para a Comissão Organizadora no período permitido.
4.5 Só serão considerados os trabalhos enviados com data de protocolo igual à data de encerramento das inscrições.
4.6 Cada participante poderá se inscrever apenas com 01 (um) trabalho e em apenas uma categoria.

5. CONFIRMAÇÃO DO RECEBIMENTO DOS TRABALHOS
5.1 A Secretaria de Saúde enviará a listagem de todos os alunos inscritos por escola, confirmando o recebimento do trabalho.
5.2 A escola deverá ficar de posse da listagem e guardá-la para eventuais consultas e entrar em contato com a Secretaria de Saúde – Coordenação dos Ciclos da Vida, caso haja alguma dúvida ou discordância.

6. JULGAMENTO
Todos os trabalhos mencionados no item 3 deste Regulamento passarão por duas etapas de avaliação: Pré seleção e Seleção
6.1 Pré seleção: os trabalhos recebidos passarão por uma triagem realizada por equipe da Secretaria de Saúde, designada pela Coordenação do PSE, que será responsável por excluir os trabalhos que estiverem em desacordo com as especificações contidas neste Regulamento, bem como ordenar a separação dos trabalhos por categoria. No processo de pré seleção serão automaticamente desclassificados os trabalhos recebidos:
6.1.1 com qualquer tipo de identificação do participante (no envelope, na capa ou no corpo do trabalho);
6.1.2 sem a folha de identificação, conforme descrição contida nos itens 4.1.2, 4.1.3 e 4.1.4;
6.1.3 em formato de papel e de digitação diferentes daqueles especificados neste Regulamento (ver item 3 “apresentação”);
6.1.4 que não contiverem o número mínimo ou máximo de linhas;
6.1.5 que não atenderem aos temas especificados para as categorias, explicitados neste Regulamento (ver item 3 “temas”);
6.1.6 em envelope, invólucro, caixa ou pacote que contenha mais de um trabalho;
6.1.9 com rasuras ou rasgados;
6.1.10 sem o número identificador ao final do trabalho.
6.1.11 A equipe da Coordenação do PSE não se manifestará quanto a questionamentos referente aos conteúdos dos trabalhos recebidos.
6.2 Seleção (Critérios): Após a pré-seleção realizada pela equipe da Coordenação do PSE, os trabalhos serão julgados de acordo com critérios de caráter eliminatório:

6.2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL (4 e 5 anos)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Composição do Cartaz 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.2 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º Ciclo: (1º ao 2º anos)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Composição da produção artística 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.3 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º Ciclo: (3º anos)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Composição da História em Quadrinhos 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.4 ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º Ciclo: (4º ano)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Composição da Paródia 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.5 ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º Ciclo: (5º ano)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Composição musical (técnica) 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.6 ENSINO FUNDAMENTAL II – 5ª SÉRIE (6º ano)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Composição da Poesia (técnica) 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.7 ENSINO FUNDAMENTAL II – 6ª SÉRIE (7º ano)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Composição do Cordel (técnica) 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.8 ENSINO FUNDAMENTAL II – 7ª SÉRIE (8º ano)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Qualidade fotográfica (técnica) 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.9 ENSINO FUNDAMENTAL II – 8ª SÉRIE (9º ano)
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Qualidade do curta metragem (técnica) 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.2.12 FAMÍLIA:
Critério Pontuação
Adequação ao tema 25 pontos
Criatividade 25 pontos
Originalidade 25 pontos
Qualidade do mosaico (técnica) 25 pontos
TOTAL 100 pontos

6.3 Em caso de empate de pontuação entre dois ou mais participantes, caberá às Comissões Julgadoras decidirem, por meio de voto aberto, qual o trabalho a ser classificado, conforme os critérios de julgamento especificados neste Regulamento para cada categoria

7. COMISSÃO JULGADORA
7.1 Serão constituídas 10 (dez) comissões julgadoras, cada qual para avaliar uma das Categorias / Público Alvo referidas no item 2 deste Regulamento.
7.2 As comissões julgadoras serão presididas e instituídas pela Coordenação do PSE e integradas por no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) pessoas com comprovado conhecimento técnico, para avaliar os trabalhos relativos às categorias descritas no item 2 deste Regulamento.
7.3 Poderão ser convidados, a critério da Coordenação do PSE, profissionais da área de educação, de saúde, artistas, escritores, professores universitários, músicos e outros profissionais com afinidade à categoria que receberão um certificado de participação.
7.4 As comissões julgadoras analisarão e pontuarão os trabalhos segundo os critérios técnicos definidos no item 6.2 deste Regulamento, contribuindo para a classificação dos finalistas, identificando e elegendo os 03 (três) trabalhos que serão premiados em cada categoria.
7.5 Os trabalhos das comissões julgadoras serão considerados honrosos, não ensejando qualquer forma de remuneração e sim, certificação.
7.6 A decisão das comissões julgadoras sobre a escolha dos trabalhos vencedores será soberana e irrecorrível, podendo, inclusive, decidir pela não atribuição de prêmios a trabalhos apresentados que não atinjam o mínimo de 20 pontos no total da pontuação estabelecida nos critérios de julgamento contidos no item 6.4.
7.7 Caso os integrantes das Comissões Julgadoras não residam em Olinda, a Secretaria de Saúde custeará suas despesas com deslocamento à cidade nos termos da legislação vigente.

8. PREMIAÇÃO
8.1 Os prêmios serão assim distribuídos:
8.1.1 EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTALI: 1º e 2º anos, 3º ano, 4º ano, 5º ano; ENSINO FUNDAMENTAL II: 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano.
1º lugar; 2º lugar; 3º lugar

8.1.2 FAMÍLIA :
1º lugar; 2º lugar; 3º lugar
8.2 Os (As) premiados(as) em 1º, 2º e 3º lugares, terão direito a brindes, livros, participar de passeios e outros, além de receber certificados.
8.3 A Escola que encaminhar maior quantidade de trabalhos receberá certificado de premiação.

9. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
9.1 A relação dos premiados será divulgada no site Prefeitura de Olinda http://www.olinda.pe.gov.br no dia 10 de junho de 2010.
9.2 Os(As) premiados(as) também serão informados via e-mail, fax ou telefone.

10. CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
10.1 Após divulgação dos resultados finais no dia 10 de junho de 2010, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação realizarão uma cerimônia de premiação dos(as) vencedores(as) em Olinda/PE, com exposição dos trabalhos de todas as modalidades, em data e local a serem informados em momento oportuno.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1 Os trabalhos deverão ser encaminhados, exclusivamente, pelas escolas(conforme especificação).
11.2 Todos os trabalhos encaminhados, inclusive os dos vencedores, não serão devolvidos.
11.3 Os trabalhos enviados deverão ser de autoria do(a) participante. A veracidade da autoria é de responsabilidade do(a) participante. Caso as comissões julgadoras detectem cópias de obras já publicadas (no todo ou em partes) sem referência à fonte, o trabalho será, automaticamente, desclassificado.
11.4 O simples envio do trabalho representará o reconhecimento e a aceitação tácita das normas deste Regulamento e da legislação pertinente.
11.5 Todos os trabalhos inscritos poderão ser expostos, veiculados e reproduzidos em programas e eventos do interesse da Secretaria de Saúde e Educação, sob qualquer forma, por meios de comunicação de todo o país, respeitado o conteúdo essencial do trabalho e garantido a citação da fonte e identificação do(a) autor(a), sem que isso implique qualquer tipo de remuneração ou compensação para seu (sua) autor(a).
11.6 A Secretaria de Saúde não se pronunciará sobre qualquer decisão adotada pelas comissões julgadoras, soberanas sobre o julgamento e sobre a classificação dos trabalhos.
11.7 O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle da Secretaria de Saúde e que comprometa o concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a condução deste como originalmente planejado.
11.8 Eventuais casos omissos neste Regulamento serão analisados pelas Comissões Julgadoras instituídas pela Secretaria de Saúde, não cabendo direito a recursos, a qualquer título, sobre sua decisão.
11.9 As opiniões e as posições expressas nos trabalhos inscritos serão de responsabilidade de seus autores e seus conteúdos não expressam, necessariamente, as idéias e opiniões da Secretaria de Saúde.
11.10 Eventuais dúvidas relacionadas a este concurso e seu Regulamento podem ser esclarecidas exclusivamente por meio do endereço eletrônico: ciclosdavida.olinda@gmail.com

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