Notícias

Olinda lança programa de Fórmulas Especiais e Suplementos Nutricionais

Programa é destinado a pacientes portadores de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), intolerância à lactose, déficit nutricional e doenças crônicas graves

Publicado por: adminolinda, em: 14/10/10 às 18:45

Evento lança Programa em Olinda - Arte: Secretaria de Saúde de Olinda

Uma boa notícia na Semana Mundial de Alimentação para os portadores de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), intolerância à lactose, déficit nutricional e doenças crônicas graves, que residem em Olinda. Uma solenidade marca nesta sexta-feira (15), às 9h, o lançamento do Programa de Fórmulas Especiais e Suplementos Nutricionais, que acontece no auditório Teatro Ribeira, Centro de Convenções, Olinda.

A iniciativa do Programa para a dispensação de fórmulas especiais é da Secretaria de Saúde de Olinda, através da aprovação da Portaria municipal 27/10, que também cria mecanismos para o acompanhamento e monitoramento do atendimento as solicitações dos pacientes portadores do problema.

Com a inserção do Programa, agora as pessoas não precisam mais recorrer a outras esferas para receber o produto. Uma vez constatado que o paciente é portador de uma dessas patologias, através de parecer médico dos centros de referência (IMIP, HC e HOC), a Secretaria de Saúde autoriza o fornecimento da fórmula a partir da comprovação de documentação necessária, bem como do acompanhamento regular a estes pacientes, com visitas domiciliares da equipe de saúde (ESF/NASF) e emissão de relatório e parecer.

Para fazer parte do Programa, antes de tudo o paciente precisa comprovar ser portador de uma dessas patologias: APLV (com idade menor ou igual a dois anos); prematuridade extrema; uso materno crônico e/ ou obrigatório de drogas e patologias maternas (HIV, câncer ou depressão), que são consideradas contra-indicação absoluta de aleitamento materno.

Também necessita comprovar ser usuário do Sistema Único de Saúde – SUS, residir em Olinda; e ter acometido a doença crônica em estágio avançado/terminal, de maneira que se torne imprescindível para sua sobrevivência a utilização de suplementos nutricionais.

Dentro da programação do evento, a coordenadora de Nutrição em Olinda, a nutricionista Vilma Cerqueira, vai apresentar de uma forma geral as ações desenvolvidas com relação à saúde e nutrição da criança no âmbito de Olinda.

Ela destaca a importância da implantação do Programa no município. “É um salto de qualidade na assistência na saúde da criança portadora de alergia alimentar, pois o município se antecipa facilitando o acesso dos pacientes a fórmula especial para atender suas necessidades nutricionais”, enfatizou a nutricionista acrescentando que Olinda é um dos municípios pioneiros nesta iniciativa.

Vilma Cerqueira destaca ainda que a implantação do Programa passa principalmente por uma visão de sensibilidade e decisão política do gestor, no caso a secretária de Saúde do município, Tereza Miranda, que abraçou a causa juntamente com o prefeito Renildo Calheiros.

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA ESCOLA – Inserido nas ações de políticas públicas de nutrição, na próxima quarta-feira (20), às 14h, na escola municipal Antônio Correia da Silva, Alto da Conquista, Olinda, será lançado o Almanaque sobre alimentação saudável voltado para crianças e adolescentes. O objetivo do material educativo, que nesta sexta-feira já estará disponível na solenidade, é abordar o tema alimentação de uma forma lúdica e atrativa para conscientizar da importância de uma boa alimentação para a saúde.

O material, produzido pela própria Secretaria de Saúde de Olinda, dispõe de jogos, brincadeiras, desenhos para colorir, apresentando, principalmente, os dez passos para uma alimentação saudável, como dicas essenciais para se ter uma alimentação equilibrada no dia a dia.

%d blogueiros gostam disto: