Notícias

Olinda monta esquema de saúde para o desfile das Virgens

Equipes da Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, SAMU e agentes redutores de danos estão envolvidos para atender o folião

Publicado por: Ariadny Correia, em: 14/02/20 às 14:21

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por :Pedro Morais

A Secretaria de Saúde de Olinda montou um esquema de serviços para o desfile das Virgens, domingo (16.2), em Bairro Novo, Olinda. A programação envolve equipes de inspetores da Vigilância Sanitária e da Saúde do Trabalhador (Visa e SAT), além do SAMU e agentes redutores de danos que estarão alertando o folião sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Esta ação foi toda articulada pelo Grupo Especial de Trabalho da Saúde no Carnaval, uma equipe composta por diretores e coordenadores da rede de saúde do município, que vem se reunindo para dirimir estratégias durante as previas, nos quatros dias de evento e pós-folia.

“Nosso objetivo é cuidar ainda mais da saúde dos foliões. Por isso iremos fiscalizar o comércio, para saber como estão os alimentos e bebidas que serão oferecidas no desfile.”, pontuou a secretária de Saúde, Luciana Lopes.

Inspetores da VISA vão estar logo cedo, juntamente com outros órgãos da Prefeitura, vistoriando os trios elétricos que estarão no desfile, no intuito de observar as boas práticas de manipulação dos alimentos e bebidas, bem como fiscalizar o comércio informal durante o desfile do bloco.

Já a equipe da Saúde do Trabalhador irá redobrar os cuidados na obrigatoriedade das condições e funcionalidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que serão utilizados pelos trabalhadores dos trios elétricos, como: os protetores auriculares, luvas de proteção.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) terá quatro viaturas na Base e duas  descentralizadas, que estrategicamente serão lançadas durante o percurso do desfile, juntando-se as outras contratadas pelo bloco. O hospital do Tricentenário e o Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos irão funcionar 24 horas.

Durante a festa, uma equipe de dez agentes redutores de danos estará alertando os foliões sobre os cuidados com as infecções sexualmente transmissíveis, distribuindo preservativos masculinos e gel lubrificante.

Um ônibus da Secretaria Estadual de Saúde (SES), denominado Prevenção para Todos, ficará  estacionado na Praça 12 de Março, das 9h às 14h, realizando Testagem Rápida de HIV, Sífilis e hepatite B e C. Vale destacar, que o resultado é sigiloso e acontece em aproximadamente 20 minutos.

%d blogueiros gostam disto: