Notícias

Olinda oferece tratamento de linfedema

Núcleos de Fisioterapia de Águas Compridas e Ouro Preto possuem profissionais especialistas neste atendimento

Publicado por: Redação da Secom, em: 09/06/20 às 16:30

Você sabe o que é linfedema? É um inchaço no braço ou na perna causado por uma obstrução do sistema linfático. Em Olinda, os Núcleos de Fisioterapia de Águas Compridas e Ouro Preto possuem profissionais e equipamentos que possibilitam fazer a Terapia Complexa Descongestiva, que é um conjunto de técnicas associadas para o tratamento do linfedema.

A condição é causada por uma obstrução no sistema linfático, parte dos sistemas imunológico e circulatório. O linfedema é mais comumente causado pela remoção do linfonodo ou por danos devidos ao tratamento do câncer.

“A fisioterapia tem um papel importante no processo de prevenção e tratamento dos danos causados pelo linfedema, aliviando sinais e sintomas da patologia, reduzindo o risco de perda da funcionalidade e melhorando a qualidade de vida”, explicou o fisioterapeuta Filipe Pinheiro, do Núcleo de Águas Compridas.

O protocolo de tratamento do linfedema inclui drenagem linfática manual, exercícios aeróbicos, miolinfocinéticos (de bombeamento), fortalecimento dos músculos dos membros inferiores (principalmente da panturrilha, se for linfedema de membros inferiores), enfaixamento, orientações para uso de meia compressiva, para o posicionamento de incentivo vascular (paciente deitado, com pernas acima do nível do corpo) e para o cuidado com a pele.

Para os que necessitam deste tratamento, basta comparecer até uma das unidades com encaminhamento, laudo médico, cartão do SUS e comprovante de residência para poder ser cadastrado na fila de espera.

Endereços

Núcleo Ouro Preto – Rua Baobá, s/n.

Núcleo Águas Compridas – Estrada de Águas Compridas, s/n, ao lado USF Águas Compridas I e II.

%d blogueiros gostam disto: