Olinda participa da Campanha Nacional de Hanseníase

Durante essa semana, os profissionais de saúde examinaram alunos de 5 a 14 anos das escolas municipais que apresentaram manchas na pele

Publicado por: adminolinda, em: 22/03/13 às 16:54
Coordenação de Hanseníase de Olinda ministrou palestra a alunos - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Coordenação de Hanseníase de Olinda ministrou palestra a alunos – Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Diagnóstico e tratamento. Essa é a meta da Secretaria de Saúde de Olinda, que participou, entre os dias 18 e 22, da Semana de Combate a Hanseníase nas Escolas. A ação, inserida na Campanha Nacional de Busca Ativa de Casos de Hanseníase e de Tratamento das geohelmintíases (verminoses) em escolares, foi promovida pelo Ministério da Saúde (MS).

O programa visa investigar alunos de 5 a 14 anos, regularmente matriculados em escolas municipais, que apresentem sinais da doença. O município de Olinda participa da campanha por ser prioritário para estes agravos.

Durante a semana, profissionais da atenção básica, entre eles médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) realizaram procedimento de triagem em crianças que apresentaram manchas suspeitas de hanseníase. Detectada a suspeita, estas serão encaminhadas para a unidade de saúde da família e ou referência municipal em hanseníase. Um tratamento será realizado direcionado para as verminoses a base de albendazol.

Essa ação é fruto da parceria do Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, através do Programa de Saúde na Escola, Coordenações de Hanseníase.