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Entre os dias 21 e 23 de julho, Olinda esteve presente em um encontro realizado em parceria com a Associação Bem Comum 2025, que tem como objetivo fortalecer o acompanhamento escolar nas redes municipais participantes.
Cinco representantes da rede, entre professores e técnicos, participaram da imersão, que faz parte da Trilha Formativa do Acompanhamento Escolar.
Do que se trata o encontro promovido pela Associação Bem Comum 2025?
Criado em 2019 pela Associação Bem Comum, o projeto tem o propósito de apoiar o poder público estadual no desenho e implementação de políticas para melhorar a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na alfabetização das crianças.
A iniciativa reúne municípios comprometidos em garantir uma educação de qualidade e equidade, promovendo ações coordenadas e a troca constante de saberes para transformar as redes de ensino até 2025.
Nos dois primeiros e no último dia, a programação aconteceu no Garden Hotel, em Campina Grande (PB). No meio da semana, o grupo foi até as escolas da rede municipal de Queimadas (PB) para conhecer de perto as práticas pedagógicas aplicadas por lá — uma oportunidade valiosa para trocar ideias e aprender na prática.
Com atividades das 8h às 17h30, durante os três dias, o foco esteve em dois temas centrais: o Estudo de Caso e as Estratégias para a Intervenção Pedagógica. Com isso, os participantes puderam discutir formas concretas de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, identificando pontos fortes e desafios para ajudar cada estudante a avançar.

Para Marileide Vasconcelos, coordenadora pedagógica e chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Olinda, a experiência foi renovadora. Ela destacou que a imersão proporcionou reflexões profundas sobre o papel do educador, reforçando o compromisso de enxergar cada estudante em sua individualidade, com ações planejadas e sistemáticas que garantam, com equidade, o direito de aprender.
“Participar de uma imersão pedagógica foi muito enriquecedor. A experiência e o compartilhamento de saberes ampliaram nossa visão sobre os desafios e possibilidades da prática pedagógica”, afirmou Marileide.
E os aprendizados não param por aí: Olinda já traça os próximos passos para colocar em prática o que foi vivenciado durante a imersão. Entre as prioridades estão o apoio às equipes gestoras, o planejamento detalhado das ações, a reflexão sobre os resultados das avaliações formativas e processuais, e o replanejamento para melhorar os índices no SAEPE e SAEB.
Essa troca de experiências reforça o compromisso da cidade com uma educação mais justa, onde cada aluno tem oportunidade de aprender e crescer na escola.