Olinda participa de campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher

"16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" acontece em mais de 180 países pelo mundo

Publicado por: Secom, em: 25/11/13 às 22:35

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as MulheresA Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, participa da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que acontece em aproximadamente 187 países diferentes. Em Olinda, a mobilização acontece por meio de diferentes atividades até o dia 9 de Dezembro.

A primeira atividade foi realizada hoje, 25 de novembro, o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. Neste dia, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Olinda fez um ato pela disseminação de informações sobre a Lei Maria da Penha com a distribuição de informativos, a começar pela avenida PE-15, seguindo até a Escola Pintor Manuel Bandeira, em bairro Novo.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, a Secretaria Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos une-se à Coordenadoria  de DST/AIDS da Secretaria da Saúde de Olinda para realizar uma entrevista à Radio Sol FM sobre a feminização da AIDS, um dos aspectos mais dramáticos da violência contra a mulher.

O dia 6 de dezembro é marcado pelo “Massacre das Mulheres de Montreal”, quando 14 estudantes da Escola Politécnica de Montreal foram assassinadas, episódio que inspirou a criação da Campanha Laço Branco, uma mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres.

Em referência a este acontecimento, o Instituto Papai, em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, promoverá, no dia 5 de dezembro, a palestra Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. A ação será voltada para os homens servidores da Prefeitura de Olinda e acontecerá a partir das 9h na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, situada na Av. Getúlio Vargas, nº 536, Bairro Novo.

A programação se encerra no dia 9 de Dezembro com a realização da  exposição “Anistia e Democracia: para não se esquecer; para nunca mais acontecer”, a partir das 19h. A atividade será no Salão Nobre do Palácio dos Governadores e fará alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

Ainda no dia 9, pela manhã, será promovido um Seminário sobre Direitos Humanos e à tarde, acontece a eleição do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana.

Campanha Mundial – Coordenada pelo Centro para a Liderança Global das Mulheres (CWGL), a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres mobiliza, desde 1991, 167 organizações em mais de 180 países. Iniciada no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, e encerrada no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a iniciativa procura enfatizar que a violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos.

Este ano, o tema “Da Paz no Lar à Paz no Mundo: Vamos Desafiar o Militarismo e Acabar com a Violência Contra as Mulheres!” procura ressaltar a relação entre a violência contra a mulher e o militarismo, considerada uma “estruturas sociais mais profundas que promovem e perpetuam a violência contra mulheres e meninas”.

A campanha 16 Dias de Ativismo utiliza a internet para difundir seus conceitos e ações por meio das redes sociais Twitter e Facebook. Siga @16DaysCampaign e saiba mais sobre o assunto (em inglês). Também é possível encontrar mais informações nas páginas http://16dayscwgl.rutgers.eduhttp://comitedaculturadepaz.blogspot.com.br/.

Veja a programação completa das ações em Olinda

Data/Horário Ação Local
Das 6h às 17h
Panfletagem sobre a Lei Maria da Penha Da PE-15 até a Escola Pintor Manoel Bandeira, em bairro Novo