Olinda participa de mostra nacional de experiências bem sucedidas em saúde

Dois projetos do município serão apresentados esta semana, em Brasília, durante a II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa do SUS (EXPOGEP)

Publicado por: Secom, em: 03/02/14 às 19:37
A transparência com que são tratados os assuntos de saúde no município é uma característica que diferencia a gestão municipal de Olinda. Imagem: http://www.blog.saude.gov.br/

A transparência com que são tratados os assuntos de saúde no município é uma característica que diferencia a gestão municipal de Olinda. Imagem: blog.saude.gov.br

A gestão democrática e participava das políticas de saúde em Olinda, bem como a contínua capacitação dos profissionais e o monitoramento constante dos indicadores municipais serão apresentados esta semana na II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa do SUS (EXPOGEP). O evento acontece em Brasília até o dia 6 de fevereiro e conta com a participação de estados e municípios de todo o país com ações bem sucedidas na área da saúde.

“As Oficinas de Planejamento e Monitoramento: A consolidação da Gestão Democrática e Participativa na Secretaria Municipal de Saúde de Olinda” e “A Experiência da Sala de Situação em Saúde de Olinda: Auxiliando o Fortalecimento da Gestão Municipal” são os projetos que serão apresentados pela diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde de Olinda, Lívia Souza nesta terça (04) e quarta-feira (05). Ela explica que a transparência com que são tratados os assuntos de saúde no município é uma característica que diferencia a gestão municipal de Olinda.

“Nós discutimos e definimos indicadores e metas com os usuários dos serviços e com os trabalhadores de saúde. Essa abertura é muito incomum em outros locais, pois geralmente essa discussão fica apenas com os gestores”, destaca Lívia Souza. Segundo ela, oficinas de planejamento e monitoramento acontecem a cada semestre com a participação de todos os coordenadores de áreas técnicas e do Conselho Municipal de Saúde, que é composto por usuários, profissionais e gestores.

Expogep – O evento conta com a participação de mais de 150 gestores e acadêmicos na área de Saúde, vindo de 15 países. O objetico é promover a troca de experiências exitosas em gestão estratégica e participativa no âmbito do SUS, ao longo de seus 25 anos. Um total de 580 inscrições foram feitas para apresentação de trabalhos durante o evento. Destas, foram selecionadas 333 experiências, das quais 164 para apresentação oral, categoria em que participa a Prefeitura de Olinda, e 169 para apresentação em pôster.