Olinda participa de projeto para o desenvolvimento de cidades inteligentes (Smart Cities) no mundo

O anúncio aconteceu durante a feira de tecnologia CeBIT 2015, que ocorre na cidade alemã de Hannover. Trinta e uma cidades do mundo foram contempladas

Publicado por: adminolinda, em: 20/03/15 às 16:18

estudo-portal-facebook--cidades-inteligentes--20-03-2015(1)Mais um grande avanço tecnológico para Olinda. No mês em que comemora 480 anos, a cidade ganha um presente que representa muito para o seu desenvolvimento. O município passou a integrar um projeto para o desenvolvimento de cidades inteligentes, que foi anunciada na última segunda-feira (16), na CeBIT 2015 – a maior feira mundial de tecnologia da informação e comunicação – realizada em Hannover, Alemanha.

O objetivo da iniciativa Open & Agile Smart Cities é acelerar a adaptação de normas que busquem o desenvolvimento de aplicações e soluções para as cidades, a fim de torná-las smart cities (cidades inteligentes) e transformando os municípios contemplados em motores de crescimento e bem-estar através da inovação.

“A ideia é criar uma rede de cidades inteligentes, que são aquelas que conseguem desenvolver, através da tecnologia, projetos sustentáveis que proporcionem o desenvolvimento e o bem-estar da população, melhorando, consequentemente, os serviços oferecidos por estes municípios”, explica Cláudio Nascimento, diretor de tecnologia da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda.

Para isso, será usada como base o FIWARE, uma plataforma de código aberto para o desenvolvimento de soluções e aplicações de informática na nuvem (tecnologia que garante acesso remoto a programas, arquivos e serviços por meio da internet), e permite às cidades a disponibilização de dados abertos governamentais.

Cidades de Portugal, Finlândia, Bélgica, Itália e Espanha também fazem parte da lista de 31 localidades escolhidas. No Brasil, além de Olinda, estão inclusas ainda as cidades de Anápolis, Porto Alegre, Vitória, Colinas de Tocantins e Taguatinga. O projeto tem o apoio do Banco Mundial e é uma iniciativa da União Europeia, e do Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia da Frente Nacional de Prefeitos, da qual o prefeito Renildo Calheiros é integrante da diretoria executiva.

11034325_885334608190424_2311965072282336913_o

O projeto foi anunciado durante a CeBit 2015 realizada em Hannover, na Alamanha. Foto: Fiware

CIDADES INTELIGENTES – Também conhecidas como Smart Cities, as cidades inteligentes utilizam a tecnologia e recursos digitais para melhorar o desempenho, reduzir custos e consumo de recursos e se envolverem de forma mais eficaz e ativa com seus cidadãos a fim de melhorar qualidade de vida da população. Uma cidade inteligente deve ser capaz de responder mais rapidamente aos problemas e desafios globais e ter uma relação com os habitantes, onde todos possam ser agentes transformadores, causando uma verdadeira revolução social através da informação.

Em setembro do ano passado, Olinda participou da criação da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, junto com mais oito municípios do país. O objetivo é a criação de uma rede de cidades que possam trocar experiências em inovação, e fortalecer a captação de recursos que viabilizem a implantação de projetos de tecnologia em cada cidade. Dessa forma, os municípios pretendem estabelecer diretrizes para desenvolver seus projetos sustentáveis, com tecnologias que ajudem a melhorar a mobilidade urbana, o atendimento na saúde, a qualidade do ensino, o desenvolvimento urbano, transformando-as em locais agradáveis para se viver, trabalhar, divertir e criar.