Olinda participa do 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

O congresso abordou temas ligados a saúde pública, às políticas de saúde e gestão municipal de saúde

Publicado por: adminolinda, em: 25/07/11 às 13:55
Saúde - Arte: Diego de Luna

Arte: Diego de Luna

A Secretaria Municipal de Saúde de Olinda participou entre os dias 09 a 12 julho do 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. O Congresso contou com mais de 140 atividades entre oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis e mesas redondas.

Durante o congresso, a Secretária de Saúde de Olinda, Dra. Tereza Miranda participou do Painel intitulado: “Cooperação Técnica da OPAS na implementação das Políticas de Saúde”, apresentando a experiência de Olinda com o Projeto “Rostos, Vozes e Lugares”. Na explanação, a secretária discutiu a realidade de Olinda com representantes dos municípios de Guarulhos, Sobral e Fortaleza, além da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde. Dra. Tereza Miranda também participou do Painel intitulado: “A Promoção da Saúde – da realidade à prática”, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Coordenadora de Nutrição da Secretaria de Saúde de Olinda, Vilma Cerqueira, participou do painel “A Gestão Compartilhada do Programa Bolsa Família: Condicionalidades como Garantia de Acesso às Famílias Beneficiárias”, em que foi indicada pelo Ministério da Saúde por considerar o trabalho desenvolvido como uma experiência exitosa de gestão compartilhada do Programa.

Olinda também marcou presença na I Mostra Brasil aqui tem SUS, com aprovação de quatro trabalhos dentre os doze selecionados para o estado de Pernambuco, sendo eles:

• Sala de Situação em Saúde: A Experiência de Olinda no Monitoramento dos Indicadores da Atenção Básica;
  • O Georreferenciamento da Atenção Básica de Olinda: Uma proposta de reorganização das áreas de cobertura sob o olhar do território;
  • Programa Saúde na Escola: Desenvolvimento de Estratégias de Atenção à Saúde em Escolas Municipais de Olinda/PE;
  • Projeto Rostos, Vozes e Lugares e Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – A experiência de Olinda.

Vale ainda destacar que o trabalho da “Sala de Situação” foi escolhido para representar o estado de Pernambuco na “Roda de Conversas da I Mostra Brasil aqui tem SUS”. Dos 178 trabalhos aprovados para a Mostra, apenas 20 experiências de todo o país participaram da “Roda de Conversas”.