Notícias

Olinda participa do 67º Encontro de secretários municipais de Pernambuco

Programação foi realizada em Afogados da Ingazeira

Publicado por: alicemafra, em: 16/04/18 às 13:39

Texto: Pedro Moraes

O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson Cordeiro, participou  do X Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco e do 67º Encontro de Secretários Municipais do Estado, evento realizado no Hotel Brotas, município de Afogados da Ingazeira, microrregião do Pajeú de Pernambuco. Com o tema “Fortalecendo a Governança Municipal do SUS”, o momento foi reservado para discutir assuntos pertinentes a Política Nacional de Atenção Básica. O evento foi realizado entre os dias 11 e 11 desse mês.

Esteve presente o presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), Orlando Jorge Pereira. Aproximadamente 300 pessoas participaram do encontro, entre elas 99 secretários municipais de Saúde.

O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson Cordeiro, que assumiu a suplência do Cosems, destacou a importância da participação no encontro. “O momento é de suma importância para os gestores, pois propicia divulgar as ações desenvolvidas, bem como articular e conhecer  experiências exitosas de outros municípios, fortalecendo cada vez mais a saúde, sobretudo de Olinda”, enfatizou.

A programação promoveu debate sobre a 2ª Mostra de Pernambuco Aqui tem SUS; Assembleia dos Secretários Municipais de Saúde; Regionalização e os Espaços de Governança, Planejamento e Financiamento do SUS no contexto atual; Sistemas de Informação para o Desenvolvimento do SUS nos municípios (alimentação dos sistemas de informação, corte de recursos e diminuição de insumos; E-SUS Gestor – novo módulo de planejamento e  novas perspectivas da política nacional de atenção básica.

Foram debatidos também na assembleia dos secretários municipais do estado, assuntos como governança e regionalização, planejamento e financiamento, e a nova Política Nacional de Atenção Básica. Na ocasião, o secretário assumiu a suplência do Conselho Fiscal do Cosems.

%d blogueiros gostam disto: