Olinda participa de Congresso de Medicina Familiar

A equipe da secretaria de Saúde do município apresentará aos congressistas experiências desenvolvidas nas comunidades no contexto preventivo à violência

Publicado por: Secom, em: 16/11/09 às 17:05
Congresso Lusófono 2009 - Medicina Familiar e Cuidados Integrados de Saúde

Arte: WebInterativa

A secretaria de Saúde de Olinda, Dra Tereza Miranda, preside na manhã desta terça-feira (17) no salão de convenções do Hospital Real Português (HRP), a mesa que coordenará a palestra a Prevenção da Violência proferida pelo médico cirurgião, João Veiga, e Dra Maria Carmelita Maia, evento inserido na programação do Congresso Lusófono 2009 – Medicina Familiar e Cuidados Integrados de Saúde.

O Congresso, que tem abertura oficial nesta segunda e termina quinta-feira (19), no Enotel Resort, em Porto de Galinhas, reunirá mais de 150 médicos e autoridades dos países de língua oficial portuguesa. À tarde, das 14h às 17h, a programação se estende com visita dos congressistas à Unidade Saúde da Família de Peixinhos e ao Espaço Boi Menino naquela localidade, quando será apresentado ações conjuntas desenvolvidas pela equipe de Redutores de Danos da Saúde de Olinda.

A equipe Redução de Danos também apresentará o programa no município, serviços de referências na rede, relatos de experiências (álcool, funo e outras drogas), exibição do vídeo Rediarte, esse produzido pela Secretaria de Saúde de Olinda, encerrando o momento com a apresentação cultural com o tema O Olhar e a Voz das Crianças e Adolescentes do Rediarte.

CONGRESSO – Está é a sua segunda edição do Congresso, que tem apoio oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Círculo de Reflexão Lusófona, com patrocínio e co-organização do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, que também é o anfitrião do encontro.

Temas como Cuidados Primários com Cuidados Integrados, Avanços na Investigação da Malária, Doenças Infecciosas, Saúde e Alterações Climáticas, Prevenção da Mortalidade Infantil, Doença Renal Crônica, Preço dos Medicamentos e Políticas de Saúde, entre outros, fazem parte da programação científica. Serão oferecidos três cursos pré-congresso nas áreas de prevenção da violência, rastreio oncológico e demências.