Olinda participa do Maio Amarelo com palestras e ações educativas no trânsito

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito

Publicado por: adminolinda, em: 13/05/15 às 15:14

Maio AmareloNa próxima quinta-feira, 14, a Prefeitura de Olinda, em parceria com o Grande Recife, promove ação educativa no Terminal Integrado de Rio Doce, a partir das 7h, com o tema “Segurança no Trânsito”. A iniciativa faz parte da programação do Maio Amarelo, movimento internacional que tem como objetivo reduzir o número de acidentes no trânsito.

Na ocasião, um grupo de arte-educadores, chamará a atenção do público para atitudes que devem ser cumpridas, como por exemplo, atravessar na faixa de pedestres; obedecer à velocidade, utilizar equipamentos de proteção, não falar ao celular ao dirigir, utilizar o cinto de segurança e respeitar o sinal, o pedestre e o ciclista. Panfletos sobre o tema serão entregues aos usuários operadores das linhas e funcionários do Terminal.

Já na sexta-feira, 15, será realizada palestra com o mesmo tema para os alunos da Faculdade de Olinda (FOCCA), às 9h. No momento, serão distribuídos bafômetros. Esses encontros já passaram pelos colégios Dom e Souza Leão.

Ainda dentro da programação do Maio Amarelo, no dia 29, na Avenida Ministro Marcos Freire, a partir das 20h, será montada uma blitz educativa com a equipe da Lei Seca da Secretaria de Saúde de Estado e do DETRAN. O tema da abordagem será “Direção e Álcool”.

Como forma de lembrar a todos a importância da segurança no trânsito, foram colocadas bandeirolas do movimento nos táxis e veículos de transporte escolar da cidade. Esta é a primeira vez que Olinda conta com programação dentro do Maio Amarelo.

10 dicas de segurança no trânsito - Maio Amarelo

Maio Amarelo – É um movimento internacional para a redução de acidentes de trânsito, que tem como objetivo colocar para a sociedade o tema, estimulando a participação da população, empresas, governo e entidades.

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organizações das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em maio de 2011. A partir de então, o mês temático é proposto no mundo inteiro.

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam motoristas/motociclistas sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

O laço, símbolo do movimento, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é que o diferencia, mas sempre serve de alerta à sociedade sobre um tema que precisa de toda atenção.

Confira mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo no site www.maioamarelo.com