Notícias

Olinda participa do projeto Cultura Livre nas Feiras

Na Feira de Peixinhos, a atração cultural foi a dupla Mateus e Catirina. Projeto também trará as suas atrações para as feiras de Sítio Novo, para o Mercado de Peixinhos e para a Feira de Rio Doce

Publicado por: Secom, em: 02/04/12 às 13:29
Mateus e Catirina participaram do projeto Cultura Livre nas Feiras em Olinda - Foto: Divulgação

Mateus e Catirina participaram do projeto Cultura Livre nas Feiras em Olinda - Foto: Divulgação

Se você passou pela Feira de Peixinhos, no último domingo (1º de Abril), teve uma agradável surpresa. O local foi escolhido para receber o projeto Cultura Livre nas Feiras, do Governo de Pernambuco. O projeto é de autoria do secretário de Cultura, Fernando Duarte e foi apresentado como um dos planos de ação para fortalecer e proteger os bens culturais do nosso Estado, bem como consolidar a política pública para a cultura. O projeto já vem sendo realizado em vários municípios, chegando a 50 feiras em junho deste ano.

Na Feira de Peixinhos, a atração cultural foi a dupla Mateus e Catirina. Mas se você não foi até lá, não se preocupe pois o projeto Cultura Livre nas Feiras também trará as suas atrações culturais para a Feiras de Sítio Novo, no dia 05 de Maio; para o Mercado de Peixinhos, no dia 03 de Junho e para a Feira de Rio Doce, no dia 1º de Julho. As atrações para estes dias serão de encenações de cordel, do grupo de capoeira Herança de Angola e do grupo Casas Populares da BR 232, respectivamente.

A ideia de utilizar a feira acontece pelo fato do espaço se traduzir como o encontro dos fluxos de pessoas e de mercadorias de diferentes tipos e origens, ressaltando a importância da realização das trocas, não só materiais como também simbólicas para a população. O projeto estimula, ainda, a participação dos municípios seja na oferta de serviços à população seja na implementação de campanhas educativas para as áreas de saúde, educação, agricultura, etc.

“Este é o tipo de parceria que Olinda busca para potencializar projetos na área de cultura e o principal objetivo é fazer com que a população seja a principal beneficiada com esta ação”, explica o diretor de Cultura, da secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, Pepe Jordão.

O projeto também oferece a possibilidade que grupos culturais de Olinda participem não apenas nas feiras da cidade, mas também em outros municípios que fazem parte do Cultura Livre nas Feiras. Os grupos interessados podem se cadastrarem através do e-mail culturanasfeiras.secult.pe@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: