Notícias

Olinda promove a 11ª edição do projeto Saúde nos Terreiros

A ação voltada à saúde dos terreiros é a última deste ano

Publicado por: Redação da Secom, em: 04/12/19 às 12:47

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na manhã desta quarta-feira (04), a Secretaria de Saúde de Olinda realizou a 11ª edição do projeto Saúde nos Terreiros. A ação aconteceu no terreiro de Pai Zé de Oxum, Ilê Axé Oxum Agemu, na comunidade de Caixa D’Água. O evento é uma estratégia da promoção à saúde, integralidade e prevenção ao cuidado integral à saúde da população negra. 

Pai Zé, como é conhecido, destacou a relevância do evento. “É muito importante essa ação da prefeitura para toda a comunidade. É uma oportunidade dos moradores cuidarem de sua saúde, e quebrar esse preconceito que algumas pessoas têm em relação a terreiros”, disse. 

A cuidadora de idosos, Djanice Gomes, estava no local e garantiu a sua vaga nos serviços ofertados. “Muitas pessoas não vão ao posto de saúde como deveria, e essa ação serviu para esse público. É uma chance de colocar a saúde em dia. Essa iniciativa foi ótima”, ressaltou. 

No local foram oferecidos diversos serviços, como aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV/Sífilis, exame de citologia, avaliação nutricional, práticas integrativas, vacinação, palestras e ações contra arboviroses, além de mamografia de rastreamento (mulheres de 50 a 69 anos). 

A coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra, Carmem Cavalcanti, reforçou a importância da ação na quebra dos preconceitos. “Infelizmente grande parte da população tem certo tipo de preconceito com as religiões afro-brasileiras. Essa ação serve para aproximar o terreiro junto à unidade de saúde”, afirma. 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, o evento ainda ofertou orientações acerca de CadÚnico e emissão da carteira de livre acesso para idosos e pessoas com deficiência.

%d blogueiros gostam disto: