Olinda promove ações para celebrar Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher

Através do programa "Oh! Linda Servidora", Secretaria de Saúde oferece para as funcionárias da prefeitura exames gratuitos, vacinação e palestras educativas

Publicado por: Secom, em: 25/05/10 às 18:11
Entre os serviços gratuitos oferecidos às servidoras está a aferição de pressão arterial – Foto: Rafael Kage

Em comemoração ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, que ocorrerá na próxima quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Olinda está promovendo ações de prevenção e controle à saúde das servidoras da prefeitura. O programa “Oh! Linda Servidora” vem oferecendo, desde quarta-feira (19), consultas e exames médicos às funcionárias nas próprias secretarias onde desenvolvem suas funções.

A iniciativa é uma parceria entre as coordenações da Saúde da Mulher, DST/AIDS, Saúde Bucal, Saúde do Trabalhador e Redução de Danos. Dentre os serviços oferecidos estão exames de prevenção de câncer de colo do útero, mama, aferição de pressão arterial, teste de Fagestrom (exame para analisar o grau de dependência da nicotina), vacinação, além palestras educativas.

Na próxima segunda-feira (31), a Secretaria de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Mulher, vai promover um seminário no auditório da Academia Santa Gestrudes, localizada no Alto da Sé, a partir das 8h. Na ocasião será discutido os efeitos colaterais que o consumo do fumo provoca à saúde da mulher. Com o tema “Desnivelando as estratégias da indústria do fumo para as mulheres”, o Município de Olinda pretende fortalecer e ampliar o debate pela garantia da saúde das mulheres. Neste dia também será lançando uma pesquisa sobre tabagismo e gênero.

Ao final das palestras haverá um arrastão de frevo pelas ruas históricas de Olinda que orientará a população sobre as políticas de enfrentamento contra o fumo.

O evento contará ainda com a presença do prefeito da cidade, Renildo Calheiros; da coordenadora da Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil (ASTBR), Paula Johns; da representante do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Érica Cavalcanti; da secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda; da secretária de Educação de Olinda, Leocádia da Hora; além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, da Organização Pan-americana de Saúde e da Rede de Mulheres de Olinda.