Notícias

Olinda promove ações na Semana de Luta contra a Tuberculose

Atividades fazem parte da programação do Dia de Combate à Tuberculose e alerta para prevenção da doença no município

Publicado por: Secom, em: 22/03/12 às 15:13
Ação realizada na Policlínica de Peixinhos contou com apresentação de artes-educadores - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Ação realizada na Policlínica de Peixinhos contou com apresentação de artes-educadores - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Para lembrar a Semana de Luta contra a Tuberculose, a Secretaria de Saúde de Olinda promove, até a próxima segunda-feira, uma série de ações educativas em diversos bairros da Cidade. Na manhã desta quinta-feira (22), uma equipe de técnicos esteve na Policlínica de Ouro Preto e outra na Unidade Saúde da Família de Jardim Fragoso.

O evento contou com a participação de técnicos da Coordenação DST/AIDS, do Núcleo Permanente de Educação Popular e dos distritos sanitários I e II da Secretaria de Saúde do município, visando informar a população sobre os sinais e sintomas da Tuberculose.

Nesta sexta-feira (23), os usuários dos PSFs de Caixa D’Água e Águas Compridas serão contemplados com as atividades educativas. A Secretaria de Saúde de Olinda tem oferecido permanentemente o diagnóstico e o tratamento da Tuberculose, nas unidades do PSF e nas policlínicas Barros Barreto e São Benedito, contribuindo com as ações de controle da tuberculose no município.

Segunda-feira (26), as atividades serão desenvolvidas nas unidades dos Bultrins e Monte II, bem como Jardim Atlântico, às 8h e 10h30, respectivamente.

HISTÓRICO – A Tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública no Brasil. A média nacional de novos casos é de aproximadamente 71 mil/ano. Pernambuco é considerado de grande incidência e com taxa de mortalidade acima da média nacional.

A transmissão da doença é facilitada em ambientes com pouca ventilação e baixa iluminação solar. Considerando a priorização da avaliação dos contactantes, familiares principalmente, a Secretaria de Saúde de Olinda tem desenvolvido intensamente a busca dos familiares. No entanto, ainda se faz necessária a valorização do exame preventivo.

A cura da Tuberculose é promovida desde que a doença seja diagnosticada rapidamente e tratada corretamente, conforme a prescrição do profissional de saúde e, claro, sem o abandono do tratamento.

%d blogueiros gostam disto: