Notícias

Olinda promove campanha sobre Câncer de Mama

Evento está inserido na campanha nacional Outubro Rosa, estimulando o auto-exame através de palestras educativas

Publicado por: adminolinda, em: 20/10/09 às 13:01
Olinda promove campanha sobre Câncer de Mama

Foto: Secretaria de Saúde

Durante essa semana, a Secretaria de Saúde de Olinda realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, que está inserida na Campanha Nacional Outubro Rosa, na Policlínica da Mulher, situada na Avenida Getúlio Vargas, 1059, Bairro Novo. Na programação do evento, que começou ontem (19) e termina nesta quinta-feira (22), palestras, oficinas de dança, auto-exame e alimentação, exibição de vídeos e debates com a participação de profissionais de instituições governamentais e não governamentais.

O objetivo da campanha é sensibilizar as mulheres a realizarem o auto-exame como estratégia de prevenção, favorecendo um diagnóstico precoce da doença. Na abertura, além de palestra com a assistente social Kássia Bittencourt, portadora da doença (em tratamento), houve uma apresentação musical do Grupo Artístico Percussivo ConXitas.

Para a diretora da Policlínica da Mulher de Olinda, a assistente social Inês Tenório, o evento serve para divulgar os serviços oferecidos pela clínica, que é referência no estado. “Hoje, a mulher olindense tem um lugar para consultas específicas e, essa campanha, ajuda na divulgação dos nossos serviços”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (20/10):

Manhã: Oficina auto-exame das mamas (enfermeira da Policlínica da Mulher: Lyvia Morais / Kássia Bittencourt, ex-paciente de câncer de mama)

Tarde: Exibição de vídeos: câncer de mama, fatores de risco, prevenção e diagnóstico (Elizabeth Alves, técnica em enfermagem do Hospital das Clínicas).

Quarta-feira (21/10):

Manhã: Oficina de alimentação: Diana Mores (Centro Nordestino de Medicina Popular)

Tarde: Roda de Diálogo: importância do auto-exame das mamas – Kássia Bittencourt.

Quinta-feira (22/10):

Manhã: Oficina: direitos do paciente com câncer de mama e programa de concessão de prótese mamária. (Flávia Bezerra e Patrícia Silva – assistentes sociais do hospital Universitário Oswaldo Cruz).

Tarde: Roda de conversa: Prevenção do câncer feminino (Dr. Eriberto Marques, oncologista do Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (SEQUIPE).

%d blogueiros gostam disto: