Notícias

Olinda promove palestra sobre hanseníase para profissionais de saúde

Palestra faz parte das atividades do Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase (31)

Publicado por: adminolinda, em: 20/01/12 às 13:20
Hanseníase é tema de palestra em Olinda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Hanseníase é tema de palestra em Olinda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A Coordenação de Hanseníase da Secretaria de Saúde de Olinda realiza nesta sexta-feira (20), às 12h, palestra de sensibilização para os profissionais da Policlínica São Benedito. O objetivo é capacitar e levar conhecimento aos profissionais de saúde para que eles levem informação à população em geral sobre a hanseníase.

A palestra será ministrada pela equipe do programa de hanseníase com participação de representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Na ocasião também será feita avaliação dermatológica em todos os profissionais de saúde da Policlínica.

Segundo a coordenadora do programa de Hanseníase de Olinda, a enfermeira Valéria de Souza, há uma intensificação na busca de sintomáticos dermatoneurologicos em vários bairros da cidade. “Durante todo o mês de janeiro, estamos realizando uma série de atividades de comunicação e educação em saúde visando melhorar a detecção da doença”, disse.

Hanseníase – É uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de hansen. A evolução da enfermidade depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada e apresenta múltiplas manifestações clínicas, exteriorizadas principalmente por lesões dos nervos periféricos e lesões cutâneas com alteração de sensibilidade.

Em 2011, foram diagnosticados no Estado 3.204 casos novos – destes, 322 em menores de 15 anos (dados extraoficiais). Em Olinda foram computados 196 casos, destes 36 em menores de 15 anos (Fonte: SINAM).

Programação:

Data: 30.01.12 a 03.02.12

Local: Policlínica São Benedito (rua das Dunas, s/n, São Benedito) e Policlínica Barros Barreto (rua Dr. Justino Gonçalves, s/n, Carmo).

Busca da mancha: com Palestras educativas em hanseníase,apresentação de teatro(sala de espera), exame dermatoneurologico para população , divulgação com o carro de som.

Data: 31.01.12

Local: USF Sapucaia I (rua Petrópolis, 294, Sapucaia de Dentro);  Sapucaia II e III (rua 02 de fevereiro, s/n ao lado da AMBEV)); e III Jardim Brasil V (rua Clarice, 96).

Busca da mancha: Com Palestras educativas em hanseníase, apresentação de teatro(sala de espera), exame dermatoneurologico para população e para os profissionais de saúde, divulgação com o carro de som.

%d blogueiros gostam disto: