Olinda promove Semana do Meio Ambiente

Sob o tema “Cidadania Ecológica: um compromisso do século XXI”, ação celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela ONU em 1972

Publicado por: Secom, em: 19/05/10 às 22:25

Semana do Meio Ambiente discute com a população a preservação da natureza - Fotos: Passarinho/Pref.Olinda - Arte: João Paulo Alves/Sec. do Orçamento Participativo de Olinda

Mais verde do que nunca, Olinda se prepara para chamar a atenção de todos sobre a importância da preservação da natureza. A Semana do Meio Ambiente será um momento para refletir e discutir com a população a problemática ambiental local e mundial.

A abertura oficial do evento irá contar com a participação do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, dia 2 de junho, às 20h, na Biblioteca Municipal de Olinda (Avenida da Liberdade, 110, Carmo). A expectativa é que aproximadamente 600 pessoas compareçam ao ato de abertura.

Para a diretora de planejamento ambiental da Prefeitura de Olinda, Maria Lúcia de Oliveira, o evento deste ano está com uma programação cheia de novidades. “Além de apresentações e palestras relacionadas ao tema, e debates com a participação popular, serão exibidos filmes educativos da TV Cultura, trabalhos realizados pela prefeitura e uma oficina de reciclagem. Iremos proporcionar aos participantes uma visão de todo o processo de reciclagem, bem como conhecimentos e a prática necessária para o aproveitamento artesanal do papel”, ressalta.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 5 de junho para ser comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde então, ações de conscientização e preservação ambiental aumentaram em todo o mundo.

Olinda é uma cidade histórica e comprometida nas questões ambientais. “Todos os anos, a Semana do Meio Ambiente da nossa cidade reafirma o compromisso que temos com a coletividade para discutir soluções práticas de preservação, educação e compromisso com o meio ambiente”, afirma o secretário do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Olinda, Júnior Leite.

COMPROMISSO

A Secretaria do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano conta com um espaço público para a divulgação de práticas ambientais. O Centro de Educação Ambiental Espaço Bonsucesso (CEA) é um local permanente planejado pela Prefeitura de Olinda, onde a comunidade olindense tem a oportunidade de pesquisar, refletir e atuar na problemática ambiental. O espaço é composto por uma biblioteca interativa e uma sala de capacitação para palestras, cursos e oficinas.

O CEA fica localizado na Estrada do Bonsucesso, 306, no bairro do Bonsucesso. O horário de funcionamento é das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

Tema – Cidadania Ecológica: um compromisso do século XXI

02/06 | Quarta-feira

Noite | Local: Biblioteca Municipal de Olinda.
19:00h – Apresentação Cultural do CEMO
20:00h – Abertura da Semana do Meio Ambiente com o Prefeito Renildo Calheiros
20:30h – Palestra ‘Cidadania Ecológica: um compromisso do século XXI’, com o professor Fábio Pedrosa (FCAP/UPE)
21:10h – Coquetel

03/06 | Quinta-feira

Manhã | Local: Centro de Educação Ambiental Espaço Bonsucesso
09:00h – Apresentação Cultural do CEMO
09:30h – Abertura da Exposição dos trabalhos da PMO e ONG’s  parcerias/produções científicas dos professores.
10:00h – Palestra ‘Cidadania Ecológica: um compromisso do século XXI’, com o professor Fábio Pedrosa (FCAP/UPE)
11:00h – Lanche

Tarde | Local: Centro de Educação Ambiental Espaço Bonsucesso
14:00h – Exposição dos trabalhos realizados no município.
14:30h – Ciclo de palestras/Sessão de filmes – Sala de Capacitação
1. Apresentação e debate:
– Educação Ambiental: Como nossa prática pode ajudar o planeta.
Palestrante: Cleide Amorim Maria Helena.
– Paz Ambiental: Sua atitude faz a diferença.
Palestrantes: Rogério Bandeira/Sônia Brandão/Morena
– Conhecendo Olinda para Preservar, um compromisso nosso.
Palestrantes: Fátima Faro/Roberval Veras
2. Filmes:
– De onde vem? – TV Cultura (Kika).
– Mudanças Climáticas – TV Cultura (O Menino Maluquinho).
3. Oficina de Reciclagem

04/06 | Sexta-feira

Manhã | Local: Centro de Educação Ambiental Espaço Bonsucesso
09:00h – Exposição dos trabalhos realizados no município.
10:00h – Ciclo de palestras/Sessão de filmes – Sala de Capacitação
1. Apresentação e debate
2. Educação Ambiental: Como nossa prática pode ajudar o planeta.
Palestrante: Cleide Amorim – Maria Helena.
3. Paz Ambiental: Sua atitude faz a diferença.
Palestrantes: Rogério Bandeira/Sônia Brandão/Morena
4. Conhecendo Olinda para Preservar, um compromisso nosso.
Palestrantes: Fátima Faro/Roberval Veras
5. Filmes:
– De onde vem? – TV Cultura (Kika).
– Mudanças Climáticas – TV Cultura (O Menino Maluquinho).
6. Oficina de Reciclagem