Notícias

Olinda promove seminário sobre Aids

Encontro foi destinado aos profissionais da rede de saúde do município

Publicado por: Redação da Secom, em: 03/12/18 às 14:37

Texto: Pedro Morais

Fotos: Géssyca Wanderley

Em alusão ao Dia Mundial Contra Aids (1.º.12), a Secretaria de Saúde de Olinda promoveu nesta segunda-feira (03.12), no auditório da Faculdade de Olinda (FOCCA), um seminário de atualização sobre o tema. Médicos, enfermeiros, dentistas, coordenadores e equipes do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF) participaram do evento.

Ministraram palestras acerca do assunto, o sanitarista François Figueroa e o coordenador estadual das políticas LGBT, Luiz Valério. Na apresentação, François Figueroa destacou números dos casos no Estado e pontuou sobre a doença nas gestantes. “Muito importante esse trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Olinda para sensibilizar os profissionais da rede, no sentido da prevenção contra a AIDS. E, quanto ao diagnóstico mais cedo da doença na gestante, através do teste rápido, pode iniciar o tratamento e evitar a transmissão para o bebê”, enfatizou.

A coordenadora da saúde da Criança de Olinda, Alessandra Fam, também enfatizou a necessidade da discussão sobre a temática. “É muito importante esse evento, pois é um marco na luta contra Aids e o teste rápido detecta precocemente a doença e assim poderemos tratar a mulher gestante e evitar que a criança nasça com uma infecção congênita e prevenir prejuízos enormes e promover mais qualidade de vida para as crianças”, pontuou.

A enfermeira da unidade de saúde de Jardim Brasil II, Rebeka Pina, também falou da importância do seminário. “É fundamental para a conscientização dos profissionais para desmistificar preconceitos e acolher os usuários de forma harmoniosa e combater as doenças”, disse.

O seminário contou com a presença da secretária de Saúde do município, Emília Gonzalez, da secretária executiva em Vigilância em Saúde, Zelma Pessôa, e da coordenadora do programa DST/AIDS de Olinda, Fátima Vieira.

 

 

%d blogueiros gostam disto: