Olinda realiza a 9ª Conferência de Saúde

O evento é o fórum máximo de deliberação sobre a política de saúde do município. O Plano Municipal de Saúde 2010-2013 foi apresentado e debatido entre delegados e representantes presentes

Publicado por: adminolinda, em: 06/10/09 às 16:06
9º Conferência Municipal de Saúde em Olinda

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Nos últimos dias 03 e 04 aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco a 9ª Conferência de Saúde de Olinda que teve como tema “O controle social em defesa do SUS: Patrimônio da Humanidade”. O evento, fórum máximo de deliberação sobre a política de saúde do município, foi promovido pela Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. A mesa de abertura foi composta pelo prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o vice-prefeito, Horácio Reis, a secretária de Saúde do município, Tereza Miranda, a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), Luciana Santos, entre outras autoridades.

“Hoje Olinda faz cerca de 120 mil consultas e 80 mil exames/mês, mas nosso objetivo é aumentar esses números. Acredito que com o resultado da conferência, vamos sair mais fortes e compreendendo melhor o modelo de saúde”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Tereza Miranda ressaltando a importância do evento para a identificação das problemáticas do município. A integração da sociedade, do município e do Estado também foi ressaltada pela secretária. “Juntos vamos poder escolher onde aplicaremos os recursos que temos e transformá-los num grande benefício para todos os usuários.”, finalizou.

O prefeito Renildo Calheiros fez um panorama sobre a situação da política nacional e reforçou a importância do reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da luta contra algumas insuficiências. “Nós temos o sistema de saúde mais avançado do mundo. O País necessita do crescimento desse sistema”, ressaltou o prefeito. A secretária da SECTMA, Luciana Santos, abriu a Conferência palestrando sobre o tema “Acesso à saúde com qualidade: desafio do SUS”, que foi seguido por temas relacionados ao acesso ao Sistema.

O Plano Municipal de Saúde 2010-2013 foi apresentado e debatido com os delegados e representantes presentes. Os debates foram encerrados no domingo, cumprindo com satisfação os objetivos propostos.

PLENÁRIAS – Antecedendo a 9ª Conferência, a Secretaria de Saúde de Olinda e o Conselho Municipal de Saúde realizaram entre os dias 02 a 23 de setembro sete Plenárias Distritais, que elegeram os delegados representantes dos usuários e dos trabalhadores para discutir as diretrizes do novo Plano Municipal de Saúde.

Durante as plenárias foram realizados encontros nas comunidades para ressaltar a importância da participação popular na construção do planejamento, na organização dos serviços de saúde no município e nas principais proposições da gestão para a Saúde.

Em todas as Plenárias, os usuários e trabalhadores tiveram espaço para expressar suas insatisfações, sugestões e propostas para melhoria dos serviços aos gestores presentes. As Plenárias contaram com a participação de mais de 800 pessoas, entre usuários e trabalhadores.