Notícias

Olinda realiza a V Formação dos Auxiliares da Ação Educativa

Evento aconteceu no Centro de Convenções e recebe cerca de 400 profissionais

Publicado por: adminolinda, em: 20/07/15 às 14:50
Foto: Secretaria de Educação de Olinda

Foto: Secretaria de Educação de Olinda

Na manhã da última quarta-feira (15), iniciou-se a V Formação dos Auxiliares da Ação Educativa da Secretaria de Educação de Olinda. Sob o tema Boas Práticas na Alimentação Escolar, o evento aconteceu no Centro de Convenções do estado e contou com a presença de, aproximadamente, 400 profissionais. Compuseram a mesa de abertura o secretário de Educação Interino de Olinda, André Cândido, a gestora de Alimentação Escolar do município, Denize Mota Silveira, e a presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Olinda, Rita Teles.

Após a execução do Hino Nacional, Rita Teles, em seu discurso, falou sobre a importância do evento. “É de um valor muito grande este momento que estamos vivenciando. Gostaria que vocês prestassem a atenção nas questões, aqui, apresentadas. Isso servirá para o currículo de vocês e para melhorar a alimentação escolar do município de Olinda”, diz ela. Denize Mota Silveira falou sobre a satisfação de continuar promovendo, anualmente, este evento. “É um enorme prazer ver vocês aqui. Em um trabalho alinhado com os conceitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Olinda tem sido contemplada com cerca de 23 mil alunos por dia. São as crianças que vocês servem e que, certamente, também, irão tirar proveito dessa formação”, diz ela.

O secretário de Educação Interino de Olinda, André Cândido, pontua a ocorrência de uma formação voltada para o olhar dos profissionais da escola. “É muito importante essa contribuição que vai além do olhar pedagógico do professor e que gira em torno do cotidiano escolar. As palestras entram nesse circuito como forma de enriquecer e engrandecer esse processo de avanço que a Educação vivencia. Tudo isso nos prova que não é só a Secretaria de Educação que pode dar o norte da vivência do processo de Educação, vocês que vivenciam a convivência com o estudante, também, fazem este trabalho. Boa formação, bom trabalho e podem contar com a Secretaria”, diz ele.

Após a abertura oficial, a palestrante Kátia Santos, especialista em psicomotricidade relacional, realizou uma dinâmica motivacional com os auxiliares da Ação Educativa. Sob a relação entre o autocuidado e a alimentação escolar como um gesto de carinho e uma extensão da relação materna, ela utilizou materiais audiovisuais para a sensibilização sobre o tema. “Todos nós somos cuidadores. Nossa proposta, hoje, é um momento para que vocês possam se cuidar”, diz ela. A psicóloga abordou, ainda, o despertar da consciência para a movimentação no dia a dia das profissionais, propondo o exercício do amor no reflexo do trabalho executado. Após a abertura de um espaço para partilha sobre as experiências das auxiliares, a terapeuta convidada, Ana Carolina, realizou um trabalho corporal com elas com a proposta de avaliar o sentido do trabalho, a gratificação emocional dentro deste processo e o entendimento em relação às próprias funções. “O corpo está presente na ressignificação do nosso trabalho e reflete o nosso autocuidado com a nossa alimentação, com as nossa emoções, com o que temos e compartilhamos no dia a dia”, diz ela.

A programação do evento continuou com a gestora escolar e representante do Governo do Estado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Floreci Maria Ribeiro Lira que falou sobre o objetivo do programa, a garantia do controle de qualidade dos alimentos e as doenças transmitidas por alimentos como vômitos, diarréias e dores abdominais.

Nesta sexta (16), o evento recebe a professora de Boas Práticas na Alimentação Escolar da Universidade Maurício de Nassau, Elza Alexandre. Ela abordará temas como a contração de microrganismos em algumas partes do corpo humano como os cabelos e a pele. Também, fornecerá dicas de manipulação de alimentos e cuidados com o ambiente. A V Formação dos Auxiliares da Ação Educativa terminará com mesas de discussões juntamente ao Departamento de Planejamento e Alimentação Escolar de Olinda.

%d blogueiros gostam disto: