Notícias

Olinda realiza ação educativa em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial

Entrega de material educativo, aferição de pressão, avaliação antropométrica, teste de glicose (HGT) e atividade física, estão entre os serviços oferecidos

Publicado por: Secom, em: 26/04/12 às 14:05
Crianças passaram por avaliação nutricional. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Crianças passaram por avaliação nutricional. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26), a Coordenação de Programa de Combate a Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) realizou na terça-feira (24), das 8h às 17h, na Escola 12 de Março, Cidade Tabajara, uma ação com objetivo de orientar as pessoas da gravidade da hipertensão não tratada e da importância de ter um diagnóstico precoce.

O evento contemplou 750 alunos de 6 a 16 anos, além de funcionários da escola, com atividades e entrega de material educativo, aferição de pressão, avaliação antropométrica, teste de glicose (HGT) e atividade física. A população também foi orientada ao não abandono do tratamento, assim como dos benefícios de ter uma pressão normal e controlada.

A ação contou com a parceria da coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), Programa de Promoção à Saúde, Núcleo de Educação Popular em Saúde (NEPS), Acadêmicos do curso de Medicina da UPE e Programa Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação.

No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão. Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença atinge mais de 50% na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

%d blogueiros gostam disto: