Notícias

Olinda realiza ação para alertar população sobre saúde dos pulmões

Profissionais da saúde orientaram a população dos males causados pela nicotina e esclareceram sobre o combate e tratamento da tuberculose

Publicado por: Secom, em: 14/11/12 às 12:01

Grupo de teatro do NEPS marcou presença na ação com apresentação educativa – Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda realizou, na manhã desta quarta-feira (14), uma ação conjunta envolvendo as coordenações do Programa de Tabagismo e Tuberculose. A mobilização, que aconteceu no estacionamento do Hiper Bompreço de Olinda, teve o objetivo de informar a população sobre os cuidados com a saúde dos pulmões.

No local, técnicos das coordenações envolvidas na ação orientaram a população dos males causados pela nicotina, bem como informações de combate e tratamento a tuberculose. Na programação das atividades desenvolvidas houve distribuição de panfletos educativos, palestra e apresentação teatral.

De acordo com o coordenador do Programa de Tabagismo e técnico em segurança do trabalho, Nelson Souto, é preciso informar dos riscos causados pelo uso da nicotina que contribuem para o desenvolvimento de doenças como o câncer.

Outra doença que compromete o pulmão é a tuberculose, que continua sendo um agravo preocupante no Brasil. No ano de 2011, foram investigados mais de 2000 sintomáticos respiratórios (tosse persistente por mais de três semanas) e notificados 240 casos novos de tuberculose em Olinda. “Precisamos somar esforços para combater uma doença milenar, que persiste devido ao preconceito e a falta de informação”, afirma a coordenadora de Tuberculose de Olinda, Érika Silva.

A ação foi articulada pela Coordenação de Tabagismo e Tuberculose, com parceria do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) e NEPS.

%d blogueiros gostam disto: