Notícias

Olinda realiza campanha de enfrentamento ao trabalho infantil

Ao longo do mês de setembro serão desenvolvidas ações em feiras e centro comerciais do município

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/08/18 às 19:07

Com o tema Proteja Sonhos! Diga não ao Trabalho Infantila Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda (SDSCDH) realizará, durante todo o mês de setembro, ações de combate ao trabalho infantil nas feiras e centros comerciais da cidade. A ação será executada por profissionais da Secretaria Executiva de Assistência Social e da Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A programação começa já do dia 1º de setembro, com atividades na Feira da I Etapa de Rio Doce, das 8h às 12h. No dia 15 o serviço se concentra no Mercado Público de Caixa D’Água e no Centro Comercial de Águas Compridas. No dia 22 é a vez da Feira de Sítio Novo e do Centro Comercial de Ouro Preto. No último sábado do mês (29), a ação se encerra no Mercado Público de Peixinhos e no Pátio da Feira do Areial.

A presença de crianças e adolescentes exercendo atividades em feiras livres ainda é vista constantemente em todo país. Tal fato se deve, principalmente, a necessidade econômica dos pais, que acabam orientando os filhos a trabalhar desde cedo para completar a renda familiar. As atividades mais exercidas pelos menores de idade nas feiras são transporte de mercadorias, venda de produtos fornecidos por feirantes e auxílio aos pais ao longo das vendas.

Tais práticas de trabalho infantil acabam prejudicando no desenvolvimento das crianças e adolescentes. O rendimento escolar é afetado, a formação educacional é precária, ocorrem traumas psicológicos, problemas de saúde, exposição a risco de acidentes, entre outros comprometimentos.

%d blogueiros gostam disto: