Notícias

Olinda realiza Campanha de Vacinação Anti-Rábica

Cães e gatos acima de dois meses devem ser levados num dos 166 postos de vacinação do município

Publicado por: adminolinda, em: 15/10/09 às 14:29
Vacinação animal em Olinda

Foto: Secretaria de Saúde

No próximo sábado (17/10), das 8h às 17h, acontece a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância da raiva animal em todo o território brasileiro. Os moradores de Olinda também podem participar dessa ação que é gratuita, levando seus animais de estimação aos 166 postos de vacinação espalhados pelo município.

Segundo a diretora do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO), Claudenice Pontes, a campanha visa a imunização de mais de 80% da população canina do município. “Há dois anos Olinda vem aumentando essa meta e temos conseguido realizar com sucesso a vacinação nesses animais. Mas precisamos do apoio e da conscientização da população para que eles levem seus bichinhos para serem vacinados”.

Claudenice Pontes alerta ainda que os animais de estimação, com idade superior a dois meses, devem ser levados aos postos acompanhados por um responsável adulto. “Precisamos notificar o animal, por isso pedimos a presença de um adulto. Assim que o cão ou gato é vacinado, entregamos a essa pessoa um comprovante para posterior controle”, finaliza. “É importante frisar também que a vacina não oferece risco a saúde de animais gestantes ou em período de amamentação”.

De acordo com o último censo realizado em 2008, Olinda tem uma população de 36.018 cães e 11.173 gatos, e a maior concentração deles fica no Distrito Sanitário II.

DOENÇA – A Raiva é uma doença aguda e fatal, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso, transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado. O vírus da Raiva é transmitido aos animais e ao homem através da saliva do animal doente, por meio de mordedura, arranhadura ou contato com mucosas.

A vacinação de animais transmissores (cães e gatos) é uma das medidas mais eficazes de controle da doença. O último caso de raiva animal no município de Olinda foi registrado em abril de 2005. O decréscimo dos casos de raiva se deve a intensificação das campanhas de vacinação e ações de vigilância no controle da raiva.

%d blogueiros gostam disto: