Olinda realiza desfile cívico para lembrar 1º Grito de República

Evento conta com a participação de alunos das escolas públicas e privadas do município, além de corporações militares e projetos sociais

Publicado por: adminolinda, em: 01/11/12 às 12:07
Alunos das escolas públicas e particulares de Olinda dão exemplo de cidadania e orgulho cívico durante desfile. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Na próxima sexta-feira (09), Olinda realiza o seu desfile cívico. Uma atividade em comemoração ao primeiro Grito de República, proferido na cidade em 1710 por Bernardo Vieira de Melo. O ato marcou a história do município, pois aconteceu antes mesmo de eventos como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. O evento tem início às 15h, na Praça de São Pedro e percorre ruas do Sítio Histórico.

Em seu quarto ano, o desfile cívico em comemoração ao primeiro Grito de República reúne alunos das escolas públicas e participares de Olinda, juntamente a corporações militares e jovens assistidos por projetos sociais da cidade. O ato solene para abertura do evento será às 15h, em frente às ruínas do antigo Senado, no Mercado da Ribeira, com a presença do prefeito Renildo Calheiros, autoridades políticas e representantes das entidades que estarão desfilando. Na ocasião haverá hasteamento das bandeiras, hinos e queima de fogos para anunciar o inicio do desfile.

Renildo Calheiros reforça que é importante marcar a comemoração do primeiro Grito de República do nosso País, que aconteceu em Olinda cerca de 70 anos antes da Revolução Francesa e 60 anos antes da independência dos Estados Unidos. “Queremos abrir espaço para promover a manifestação de ideias, como debates e conferências para que todos possam se expressar e somarmos opiniões porque o 10 de Novembro não pertence a ninguém em particular. É de nossa cidade, da nossa história”, enfatiza.

As escolas e entidades participantes se concentram a partir das 13h30 na Praça do Carmo. Em seguida e enfileirados, se dirigem para a Praça de São Pedro, ponto de partida do desfile. De lá, percorrem a Rua Prudente de Morais, passam pelos Quatro Cantos, Ribeira, Rua de São Bento e encerram na Ladeira 15 de Novembro, em frente à Câmara de Vereadores de Olinda.

HISTÓRIA – O dia 10 de novembro de 1710 foi a data em que se deu o 1º Grito de República. Em seguida, sustentou-se uma luta contra os portugueses aqui residentes e a própria coroa lusitana, na chamada “Guerra dos Mascates”. Antes disso, já houvera movimentos de resistência aos colonizadores europeus, de natureza popular, formados principalmente por negros e indígenas, como o Quilombo dos Palmares e a Confederação dos Tapuias, no Brasil. Somente 66 anos depois do nosso grito de República houve algo semelhante em Boston, Filadélfia, que resultou na fundação dos Estados Unidos.

Serviço:

Desfile Cívico – 1º Grito de República