Olinda realiza I Encontro do CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda

Publicado por: adminolinda, em: 26/04/12 às 19:11
I Encontro do CadÚnico. Foto: Ádria de Souza /Prefeitura de Olinda

Foto: Ádria de Souza /Prefeitura de Olinda

Durante toda a manhã da última sexta-feira (20/04), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Diretos Humanos de Olinda, responsável pelo Cadastro Único (CadÚnico) no município, esteve reunida na Secretaria de Educação. O encontro, que congregou cerca de 100 pessoas, teve por objetivo unificar a linguagem e os procedimentos adotados pelo Ministério do Desenvolvimento Social com a equipe que atua no cadastramento dos programas sociais na cidade.

A inclusão das famílias de Olinda no CadÚnico é feita pelos nove Centros de Referência em Assistência Social, distribuídos nas dez Regiões Político-Administrativas do município. Cada CRAS trabalha com quatro técnicos e quatro apoios administrativos fazendo o atendimento ao público.

“Antes deste evento, as informações sobre o CadÚnico eram encaminhadas às coordenações dos Centros para posterior repasse às suas equipes, mas vimos a necessidade de reunir todo o pessoal que trabalha diretamente com os beneficiários. Assim, tiramos suas dúvidas e padronizamos o atendimento”, ressalta Cristina Lima, diretora de Proteção Social Básica de Olinda.

Para Roberval Rodrigues Medeiros, apoio administrativo do CRAS 3, participar do evento foi importante para tirar as dúvidas que ele tinha em relação ao BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social). “Atendemos os bairros de Sapucaia de Dentro, Sapucaia de Fora, Aguazinha, Jardim Brasil e Alto Nova Olinda. Fazemos uma média de 60 atendimentos por dia. São muitas informações. Agora, me sinto mais seguro”, diz Roberval.

Documentos para fazer o CadÚnico:

• Ser maior de 17 anos;
  • Ter renda de até três salários mínimos;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho;
  • Identidade;
  • Se tiver dependentes de 0 a 6 anos – levar carteira de vacinação e registro de nascimento;
  • Se tiver dependentes de 06 a 17 anos – levar registro de nascimento e declaração da escola;
  • Se tiver dependentes com mais de 16 anos – levar os documentos pessoais.