Olinda realiza II Encontro de Economia e Religiões

Evento será realizado no dia 28, das 8h30 às 13h, no hotel Sete Colinas. Turismo religioso e economia solidária nos movimentos religiosos serão temas debatidos durante o encontro

Publicado por: adminolinda, em: 26/10/09 às 14:51
Mosteiro de São Bento

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, da Prefeitura de Olinda, por meio da Coordenadoria de Assuntos Religiosos, realizará nesta quarta-feira (28), o II Encontro de Economia e Religiões do município. O evento acontece no Hotel Sete Colinas, no Sitio Histórico, das 8h30 às 13h00.

O evento é uma parceria do governo municipal com o Instituto Studiaforum, entidade social com sede na cidade de Guimarães, em Portugal, e terá a participação do padre Eduardo Duque, teólogo português, e Manuel Ferreira, presidente do Studiaforum/Portugual. Também participam do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Maurício Galvão, o advogado do Sebrae/PE, Luiz Alves, e o cientista político Thomas Enlazador, que irão abordar o tema turismo religioso, as experiências portuguesas e brasileiras, e a economia solidária nos movimentos religiosos.

A iniciativa de realizar o evento em Olinda se deve ao fato do município abrigar diversas religiões e igrejas, templos, terreiros e cultos. Em sua primeira edição, o encontro abordou temas ligados às experiências existentes na cidade, enfatizando questões como conhecimentos europeus no domínio de edifícios históricos, religiosos e casas para o turismo, oportunidades de fomentos de negócios, na criação de artigos religiosos, instrumentos musicais, roupas e adereços.

O II Encontro tem o objetivo de estimular a economia popular solidária, promover e apoiar os pequenos negócios e os diálogos inter-religiosos em conjunto com as lideranças dos segmentos que estão envolvidos com a tradição e a afirmação das liberdades individuais.

DIA: 28 de outubro de 2009
Local: Hotel Sete Colinas – Olinda/PE

08h30 – Abertura

09h – Palestra
Tema: Turismo Religioso
Palestrantes:
Padre Eduardo Duque – Teólogo / (Portugal)
Maurício Galvão – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Olinda

10h30 – Intervalo (lanche)

11h – Palestra
Tema: Economia solidária nos movimentos religiosos
Palestrantes:
Manuel Ferreira – Presidente do Instituto Studiaforum/PT e Membro da Associação Vale do Ave (Portugal)
Luiz Alves – Advogado e consultor do SEBRAE/PE
Thomas Enlazador – Cientista jurídico ambiental e membro da Rede de Economia Solidária.

13h – Encerramento.