Notícias

Olinda realiza plenária para a formação do Plano Municipal do Livro e Leitura

Objetivo é elaborar o Plano Municipal do Livro e Leitura, com base nos debates que serão realizados com a participação da sociedade

Publicado por: Secom, em: 08/06/10 às 16:01
Biblioteca Pública de Olinda - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Biblioteca Pública de Olinda - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda realizará a 1ª Plenária Geral do Livro e Leitura na próxima quarta-feira (09), às 19h, no Instituto Histórico de Olinda. O evento tem como objetivo a elaboração do Plano Municipal do Livro e Leitura, com base nos debates que serão realizados durante a plenária que será aberta ao público em geral.

“Nosso município faz parte do Sistema Nacional de Cultura. E um dos segmentos desse sistema é a formação do Plano Municipal do Livro e Leitura”, explica Márcia Souto, secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda. O plano municipal terá como referência o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que é um conjunto de programas, projetos, ações e eventos empreendidos pelos estados e pela sociedade para promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas no Brasil. “O plano municipal será composto de forma participativa”, completa a secretária.

O PNLL está sendo implementado e gerido em regime de mútua cooperação entre a União, os Estados e os Municípios, podendo participar também instituições empresariais e organizações da sociedade. Em sua fase de implantação é dirigido por um Conselho Diretivo constituído por representantes dos ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC), de autores, editores e dos especialistas em leitura, e tem a Câmara Setorial do Livro e Leitura como órgão consultivo.

Participam da Plenária Municipal do Livro e Leitura de Olinda representantes da Biblioteca Pública Municipal, o Centro de Cultura Luiz Freire, do Arquivo Público Municipal, da Biblioteca Comunitária de Rio Doce, do Instituto Histórico de Olinda, da Academia Olindense de Letras e da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda. O evento é aberto ao público.

%d blogueiros gostam disto: