Olinda realiza queima da lapinha

Grupos de pastoris participarão da cerimônia que acontece às 19h, em frente à Igreja do Carmo, no Sítio Histórico.

Publicado por: adminolinda, em: 03/01/12 às 16:54
Apresentação de Pastoril no Natal de Olinda 2010. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura, convida a população para participar da tradicional queima da lapinha, que marca o fim do ciclo natalino e acontece na Celebração de Reis, no dia seis de janeiro. Para este ano, o evento contará com o cortejo de grupos de pastoris que se apresentarão ao lado de jovens integrantes do projeto Percussão Natalina.

Os grupos de pastoris que participam do cortejo são Resplandeceu a Luz, Vinde e Vêde e Estrela de Belém, em um total de 120 pastorinhas que sairão da rua Serapião, número 195, no bairro do Amaro Branco, às 18h. O grupo Resplandeceu a Luz virá acompanhado por 20 percussionistas do projeto Percussão Natalina, que através dos toques das alfaias, tocam músicas natalinas em ritmo de maracatu.

Do Amaro Branco, as pastorinhas seguirão em cortejo pelas ruas dos Pescadores, Frei Afonso Maria e São Francisco até chegarem na Praça do Carmo, no Sítio Histórico. A cerimônia da queima da lapinha acontece às 19h, em frente à Igreja do Carmo. Antes de acender a lapinha, as pessoas poderão depositar papéis com pedidos para serem queimados no fogo, como forma de expressão de fé e agradecimento.

“A cerimônia da queima da lapinha marca o fim do nosso ciclo natalino, que foi marcado pela participação de grupos locais de pastoris e corais e a valorização da nossa cultura”, explica a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto, reforçando o convite para a participação da população.