Olinda realizada II Fórum de Defesa do Direito para as Pessoas com Deficiência

O evento no auditório da FACHO e reuniu cerca de 150 pessoas, dentre membros da gestão municipal, do Governo do Estado e também da sociedade civil

Publicado por: Secom, em: 31/07/15 às 11:20
Evento reuniu cerca de 150 pessoas, dentre membros das gestões municipais e estaduais e da sociedade civil. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Durante o dia 30 de julho, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, realizou o II Fórum de Defesa do Direito Para as Pessoas com Deficiência do município. A atividade aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e reuniu cerca de 150 pessoas, dentre membros da gestão municipal, do Governo do Estado e também da sociedade civil.

O encontro seguiu durante todo o dia com apresentações culturais, palestras e seminários sobre a temática. O objetivo é que saiam propostas para a construção de um plano de trabalho voltado para o segmento no município e também eleger quatro delegados para ir para a Conferência Estadual de Pessoa com Deficiência.

“Esse encontro é importantíssimo para definirmos uma política pública cada vez mais inclusiva aqui no município”, disse a secretária Executiva da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, Eliane Cavalcanti, conhecida como Donana. “Nós precisamos garantir para a pessoa melhor qualidade para essas pessoas, reforçando a construção da cidadania nas mesmas”, reforçou.

Presidente da Associação de Surdos de Olinda, Gutemberg falou da importância do evento. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Presidente da Associação dos Surdos de Olinda, Gutemberg Laurindo de Oliveiro nos contou, com a ajuda de sua interprete, a importância da participação das pessoas com deficiência no evento. “É importante que as pessoas com deficiência participem desse fórum, para que possamos criar novas estratégias de acessibilidade para os deficientes de Olinda. Além do fortalecimento das que já existem. A importância desse evento é compreender que existem pessoas com deficiência aqui, e que a acessibilidade é importante em nossas vidas”, afirmou.

Além de Donana, fizeram parte da mesa: o coordenador da Coordenadoria de Inclusão de Olinda, Gilson Diniz; a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda; a diretora de Ensino de Olinda, Edileuza Gomes; o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Antônio Muniz; o superindente da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa Com Deficiência, Bernardo Klimsa e a coordenadora do projeto de acessibilidade da EMPETUR, Mosana Cavalcanti.