Notícias

OLINDA RECEBE 30 COMPUTADORES PARA CRIAÇÃO DE POLOS DE INCLUSÃO DIGITAL

As propostas da iniciativa são de ampliar o aprendizado dos estudantes, qualificar os professores e gerar renda para a população

Publicado por: Rafaelly Carneiro, em: 12/12/17 às 19:13

Por: Sandro Barros

 

Pelas mãos do secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto Souza, o município recebeu do Centro de Recondicionamentos de Computadores (CRC) 30 computadores para as escolas da rede pública municipal. A entrega aconteceu dentro da programação do 1º Acess@ Brasil, na Faculdade de Olinda (Focca). É um dos legados deixados do encontro que aconteceu de 5 a 7 de dezembro, na Cidade Patrimônio.

As máquinas recondicionadas serão utilizadas no laboratório de informática, na  qualificação dos professores e cursos gratuitos para a população. Dessa forma, criando Polos Multimídias de Comunicação, Criatividade e Inovação. A proposta é melhorar a infraestrutura das escolas, fortalecer o aprendizado dos estudantes, qualificar os professores e gerar renda para a população.

O Coordenador do CRC Recife, Sávio França, ressalta a importância da parceria com a Prefeitura de Olinda. “Quando trouxemos a proposta de realização do 1º Acess@Brasil para a cidade de Olinda, o prefeito Professor Lupércio abraçou a causa. Como legado o CRC está doando para as escolas e a população 30 máquinas recondicionadas. Esses computadores servirão como espaço de produção e inovação pensados a partir dos territórios onde os laboratórios estão localizados”, afirma Sávio.

As oficinas realizadas dentro do Acess@Brasil tiveram como público-alvo estudantes e professores da rede pública municipal. “Educação de qualidade para a população é uma das maiores preocupações do prefeito Professor Lupércio. Encontros como estes só vêm a fortalecer ainda mais a qualidade do ensino do município. Trazendo a inclusão digital para dentro das escolas, capacitando professores, alunos e gerando renda para as comunidades. Parceiros como CRC são fundamentais para a formação de uma população mais autônoma e produtiva”, destaca o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza.

Em janeiro mais 25 computadores chegarão ao município, doados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). O termo de compromisso já está assinado, faltando apenas detalhes de logísticas para chegada das máquinas.

Acess@Brasil

O Acess@Brasil tem o conceito “Bottom-up”, da base da sociedade apontando para o conhecimento específico de diversos saberes e tecnologias sociais. Incentivando a convergência de saberes e práticas, experimentações entre o primeiro, segundo e terceiro setores para o fomento da inclusão sociodigital. Foram debatidos temas como o futuro da política de inclusão sociodigital, revitalização dos pontos de inclusão sociodigital, software livre, criação dos territórios digitais. Entraram também nas discussões a formação de educadores sociais, tecnologias sociais, inovação e empreendedorismo digital, economia circular, cidades digitais, recondicionamento e reciclagem de eletroeletrônicos.

%d blogueiros gostam disto: