Ações integradas de combate ao crack e enfrentamento da violência em Olinda

O projeto "Escola em ação: Juventude livre, Olinda forte" pretende combater a violência e conscientizar os estudantes sobre os riscos do crack

Publicado por: Secom, em: 26/06/13 às 13:27
A implementação do Escola em Ação, tem como meta reduzir o impacto causado pela violência e o uso das drogas nas escolas e no município. Foto: Toni Santanna/Pref.Olinda

Até o próximo sábado (29), a Secretaria de Educação de Olinda, realiza no bairro Alto do Sol Nascente, mais uma edição do projeto Escola em ação: Juventude livre, Olinda forte. O local escolhido é a Escola Municipal Ministro Marcos Freire.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal, junto com o Governo do Estado e a Defensoria Pública de Pernambuco, que visa fortalecer as ações voltadas ao combate à violência e enfrentamento ao crack, envolvendo outras quatro pastas do município: Saúde, Segurança, Desenvolvimento social, cidadania e direitos humanos, Esporte, lazer e juventude.

O projeto é um dos resultados do plano de ação 2013, da Secretaria de Educação de Olinda. “A implementação do Escola em Ação, tem como meta reduzir o impacto causado pela violência e o uso das drogas nas escolas e no município. Para isso vamos contar com uma ampla programação, que tem como objetivo alertar toda a comunidade sobre o tema, focando no ambiente escolar e melhorando o convívio entre alunos e os profissionais da educação”, destaca a secretária municipal de educação, Márcia Souto.

Entre as atividades programadas, que serão realizadas nos turnos da manhã e da tarde, estão palestras voltadas para os pais, alunos e professores, sobre prevenção ao tráfico de pessoas, além dos direitos e deveres do adolescente. Além dos debates, a programação ainda contará no dia 29 com uma campanha de conscientização para a troca de armas de plástico por brinquedos educativos, emissão de documentos, assessoria jurídica e exames de saúde. Todos os serviços serão gratuitos.

A expectativa é que os conhecimentos repassados e ações desenvolvidas, possam modificar a realidade de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, e estendida aos moradores dos bairros Alto do Sol Nascente e Alto da Bondade.

Serviço

Local: Escola Municipal Ministro Marcos Freire – Av. Pirâmide, s/n, Alto do Sol Nascente
Data: 26 a 29/06
Horário: Manhã e tarde