Olinda recebe Praça do Fortim do Queijo reurbanizada

A obra de requalificação e estacionamento da Praça do Fortim redesenhou o espaço que ganhou áreas para eventos, convivência e recreação, equipamentos de ginástica, calçamento, paisagismo, iluminação e estacionamento

Publicado por: adminolinda, em: 09/11/10 às 19:03
Reurbanização do Fortim do Queijo (Carmo). Foto: Fernanda Mafra/Pref.Olinda

Foto: Fernanda Mafra/Pref.Olinda

Um Fortim do Queijo bonito de se ver. De grande importância histórica, cultural e turística para Olinda, o Fortim do Queijo teve sua Praça reurbanizada e será entregue à população nesta quinta-feira (11) em ato solene, às 19h, na Praça do Fortim. Na ocasião estarão presentes o prefeito da cidade, Renildo Calheiros, a secretária de Patrimônio e Cultura, Márcia Souto, o coordenador nacional do Programa Monumenta e representante do IPHAN, Robson Almeida, e o superintendente regional do IPHAN, Frederico Almeida.

Com a obra, a Praça do Fortim ganhou espaços para eventos, áreas de convivência e recreação, equipamentos de ginástica, novo desenho viário, calçamento, paisagismo, iluminação e estacionamento. Além de novas vagas de estacionamento, o local recebeu adequação para facilitar o embarque e desembarque de passageiros dos ônibus de turismo. Foram feitos também a substituição do revestimento do piso e serviços de drenagem. Tudo projetado dentro dos padrões de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Uma das mais significativas alterações do projeto foi a expansão da frente do forte com o fechamento da via para o tráfego, que foi desviado para trás do monumento. De acordo com a secretária de Patrimônio e Cultura do município, Márcia Souto, a intervenção valorizou o prédio histórico que foi devolvido ao mar e passou a ser visto desde o Carmo. “A proposta também possibilitou a construção do primeiro espaço para realização de eventos na orla de Olinda”, acrescentou.

O projeto foi executado com recursos do IPHAN/MINC, através do Programa Monumenta, e contrapartida da Prefeitura de Olinda. Em Olinda, o programa contemplou diversos projetos, sendo a Praça do Fortim a última obra a ser entregue. Confira abaixo a listagem das obras contempladas no Programa Monumenta no município:

• Requalificação da Rua Saldanha Marinho
  • Requalificação do Parque do Carmo
  • Implantação do Estacionamento do Largo da Conceição
  • Construção do anexo do Museu Regional
  • Revitalização do Beco Bajado
  • Reurbanização do Largo do Varadouro
  • Restauração do Observatório da Sé
  • Reurbanização do Largo do Rosário
  • Restauração da Igreja do Rosário
  • Restauração da Igreja do Carmo (1ª etapa)
  • Requalifificação e Estacionamento do Fortim

Na requalificação e estacionamento do Fortim foram contemplados também a Praça do Carmo, que tem acesso direto ao Sítio Histórico, e as Praças João Pessoa e Maxambomba.

Forte de São Francisco – O Forte de São Francisco, conhecido popularmente como Fortim do Queijo, está localizado na Rua do Sol, bairro do Carmo, a pouquíssimos metros do Convento de São Francisco e às margens do Oceano Atlântico. Sua construção teve início no final do século XVI e foi finalizada nas primeiras décadas do século XVII. Foi restaurado em 1977 pela Prefeitura Municipal de Olinda, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1984.