Notícias

Olinda recebe o 12º Encontro Pernambucano de Coco

Pela primeira vez, a cidade de Olinda recebe o Encontro, que já é tradição no calendário das festas populares de Pernambuco

Publicado por: Secom, em: 01/07/11 às 11:19
Mestre Galo Preto. Foto: Laila Santana

Mestre Galo Preto é uma das atrações do 13° Encontro Pernambucano de Coco. Foto: Laila Santana

Olinda recebe o 12º Encontro Pernambucano de Coco com agenda de shows, exposição fotográfica, cinema, aula espetáculo e roda de discussões, explorando todo o universo do coco.  Com apoio da Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura, a Praça do Carmo receberá nos dias 8 e 9 de julho os maiores representantes do ritmo do Nordeste, como Selma do Coco, Mestre Galo Preto, Aurinha e Rala Coco, Coco do Mestre Goitá e Grupo Bongar. A agenda se inicia às 14h e só termina à meia noite nos dois dias de evento que é inteiramente gratuito.

Pela primeira vez, a cidade de Olinda recebe o Encontro, que já é tradição no calendário das festas populares de Pernambuco e vem mantendo viva a cena do coco de roda da região. Desde a primeira edição, porém, os coquistas olindenses marcam presença no evento, sempre com o apoio da Prefeitura de Olinda.

O festival é tido como único no gênero, e foi aproado no 3° Edital Petrobras Cultural – Festivais de Música, projeto patrocinado pela petrobrás com o incentivo do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  O edital selecionou 23 projetos em todo Brasil, dentre mais de 600 enviados.

PROGRAMAÇÃO

A programação tem início com a exposição fotográfica ”Mestres do Coco Pernambucano”, trabalho premiado pela Fundação Palmares no ano passado. As fotografias – pertencentes ao arquivo do Centro Cultural Farol da Vila – serão instaladas nas proximidades do coreto da Praça do Carmo a partir das 14h nos dias 8 e 9. Os dez mestres retratados mostram suas participações nesses 12 anos de encontros de coco. Dona Selma do Coco, Zé Neguinho, Zé de Teté, Dié e Bio do Coco são alguns deles.

Na sexta (8), às 14h30, é a vez da Oficina de Coco e Ciranda, uma aula espetáculo ao ar livre para crianças e adolescentes olindenses mergulharem na cultura desses ritmos com quem entende do assunto. Comandando a interação estarão os mestres do ponto de cultura Coco de Pontezinha (Goitá, Dié, Roberto Cocada e Rico Toadas), com a participação de coquistas de Olinda (Washington da Cocada, Paxeco do Coco de Praia, Índio Matinho de Águas Belas da Tribo Fuinô e Mestre Bio)

A noite será dedicada a shows de quatro grupos de coco de roda: Coco do Mestre Goitá, Chinelo da Iaiá, Mestre Galo Preto e Aurinha e Rala Coco. As atrações sobem ao palco às 20h e se estendem até a meia noite.

O sábado (9/07) abre com a exposição fotográfica, às 14h. Depois, às 14h30, a Biblioteca Pública de Olinda, também na Praça do Carmo, recebe uma roda de mestres e griôs (projeto do Minc que instituiu a Ação Griô Nacional para preservação e difusão de cultura). É quando serão discutidos os 12 anos do Encontro e o trabalho dos griôs. Um representante do Minc regional, mestres de griôs da Ação, o pontão de cultura Ventre do Sol, Grupo Bongar e Mestre Guitinho (mediador) lideram as discussões.

Uma seção de cinema a céu aberto, às 19h, exibe os vídeos “Zé de Teté” (coquista de Limoeiro) e “A hora do coco”, que conta a história de Dona Selma do Coco. Ambos os filmes, realizados com patrocínio da Fundarpe/Governo do Estado, mostram a vivência de mestres do ritmo.

O Encontro encerra-se com um show de primeira qualidade: Selma do Coco, Coco do Mestre Dié, Toadas de Pernambuco e Grupo Bongar.

SERVIÇO

12º Encontro Pernambucano de Coco
Data: 8 e 9 de julho
Local: Praça do Carmo

Sexta, 08/07/2011
14h00 – Exposição ”Mestres do Coco Pernambucano”.
14h30 – Aula espetáculo e Oficina de Coco e Ciranda.
20h00 – Shows – Coco do Mestre Goitá, Chinelo da Iaiá, Mestre Galo Preto e Aurinha e Rala Coco

Sábado, 09/07/2011
14h00 – Exposição ”Mestres do Coco Pernambucano”.
14h30 – Roda de Mestres e Griôs.
19h00 – Cinema na Praça com os Vídeos: ” Zé de Teté” e ” A Hora do Coco”.
20h00 – Shows – Coco do Mestre Dié, Toadas de Pernambuco, Selma do Coco e Grupo Bongar.

Veja mais

www.encontropernambucanococo.blogspot.com

%d blogueiros gostam disto: