Olinda recebe prêmio da RedeNUTES

A premiação foi fruto do excelente número de acessos ao sistema da RedeNUTES. Um dos serviços é o TeleECG, que oferece exames de eletrocardiografia a distância

Publicado por: Secom, em: 09/09/15 às 11:39
Secretária Tereza Miranda agradeceu a equipe de saúde por mais uma conquista, fruto do trabalho - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Secretária Tereza Miranda agradeceu a equipe de saúde por mais uma conquista, fruto do trabalho – Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

A Secretaria de Saúde de Olinda recebeu um prêmio sexta-feira (4) por ser o município que mais acessou os serviços da RedeNUTES, unidade de Saúde Digital do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A premiação, que teve âmbito estadual, aconteceu durante o II Fórum Norte-Nordeste de Saúde Digital, o 7º Encontro RedeNUTES, no Centro de Convenções, Olinda.

Estiveram presentes para receber o prêmio, um tablet, a secretária de Saúde de Olinda,Tereza Miranda; a diretora de Planejamento, Lívia Souza, e a técnica da gerencia de gestão de informação, Aline Soares.

O Núcleo de Telessaúde – NUTES dedica-se ao ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos e ações para aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na área da saúde. Em Olinda, uma rede de unidades de atenção básicas de saúde está interligada ao sistema de informação à distância, que visa dar suporte e facilitar as informações aos profissionais.

Um dos serviços disponíveis é o TeleECG, que oferece exames de eletrocardiografia a distância, através da internet, em Unidades de Saúde da Família com integração do Hospital das Clínicas de Pernambuco e a RedeNUTES. Os exames, que tem demanda eletiva, são realizados e enviados pelo computador, via internet, para um teleconsultor do NUTES, na UFPE, que visualiza e encaminha o laudo em até 72 horas para a unidade solicitante.