Notícias

Olinda recebe prêmio Top Socioambiental da ADVB

Com o projeto Semana Lixo Zero Olinda, realizado pela primeira vez na cidade.

Publicado por: Redação da Secom, em: 19/11/18 às 12:15

A Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) entregou edição especial com foco Socioambiental do prêmio Top. O vencedor do Prêmio Top Socioambiental 2018 foi o projeto Semana Lixo Zero Olinda, realizado pela primeira vez na cidade.

O Prêmio Top Socioambiental, visa evidenciar as organizações e personalidades que demonstram, na prática, uma efetiva preocupação com o desenvolvimento igualitário, cultural e ambiental do país.

Em 2018 pela primeira vez Olinda recebeu o prêmio, pelo projeto Semana Lixo Zero que teve o apoio da Secretaria Executiva de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Olinda e realização da Academia Brasileira de Ciências Criminais, com sede no município.

O Diretor de Planejamento e Educação Ambiental de Olinda, Cristiano Carrilho, coordenou a participação da Prefeitura com catadores, empresas, sociedade, Marinha e instituições de ensino, num conjunto de ações preparatórias iniciadas em 2017.

Com a parceria do Shopping Tacaruna para destinar mensalmente 40 toneladas de resíduos aos catadores  da COOCENCIPE, mutirões de limpeza da orla na Semana Mares Limpos ocorrida em setembro e articulações contínuas visando práticas de responsabilidade ambiental com fulcro na melhoria do meio ambiente e sustentabilidade dos catadores da Cooperativa COOCENCIPE de Olinda.

Os resultados atingidos foram: a Cooperativa COOCENCIPE aumentou a produtividade e passou a reverter aproximadamente 60 toneladas de lixo/mês em renda para os catadores; recolhimento de 1200 kg em dois mutirões de limpeza na orla, a cooperativa passou a ter maior visibilidade nacional; 100% dos catadores da COOCENCIPE foram capacitados e muitos outros benefícios.

Participaram da Semana Lixo Zero a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda, Diretoria de Planejamento e Educação Ambiental de Olinda, membros da Escola de Aprendizes Marinheiros, ENACTUS Empreendedorismo Social, Grau Técnico.

Além dos Abutres Motoclube, Comitê Gestor da Orla, Coletivo Amigos da Praia (Praia da Santa), PMMO – Projeto Meninos e Meninas de Olinda, Gerência de Desenvolvimento Sócio Ambiental do Grupo JCPM, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (SODECA), Associação dos Recicladores de Olinda (ARO), Shopping Tacaruna, alunos dos cursos da UNINASSAU, FAFIRE, UNICAP, FOCCA, FACOTTUR, UNISÃOMIGUEL, entre outros.

divulgação

%d blogueiros gostam disto: