Notícias

Olinda recebe projeto Cinearte Sarau

Como o próprio nome sugere, o projeto remete aos antigos saraus, nos quais as pessoas se reuniam para desfrutar de boa música, cinema e arte

Publicado por: adminolinda, em: 16/04/12 às 15:30
Praça do Carmo recebe Cinearte Sarau. Foto: Chico Atanásio/Pref.Olinda

Praça do Carmo recebe Cinearte Sarau. Foto: Chico Atanásio/Pref.Olinda

O Parque do Carmo, no Sítio Histórico de Olinda, vai virar cinema no dia 22 de abril, quando a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade recebe o projeto Cinearte Sarau. Criado em 2006, patrocinado pela Petrobras e com apoio da Prefeitura de Olinda, o Cinearte Sarau já percorreu cerca de 450 municípios em 19 estados brasileiros. Com uma programação de qualidade e gratuita, atingiu nesse período um público aproximado de 250 mil pessoas.

Como o próprio nome sugere, o projeto remete aos antigos saraus, nos quais as pessoas se reuniam para desfrutar de boa música, poesia, arte e literatura. No Cinearte Sarau, em um ambiente informal, lúdico e interativo, o público desfruta de exibições de filmes ao ar livre, articuladas com apresentações de grupos teatrais e circenses. O evento é aberto ao público.

A programação em Olinda começa às 18h com apresentação da Companhia Carroça de Mamulengos, trupe formada por uma família de brincantes, atores, músicos e bonequeiros que há 35 anos viaja o Brasil apresentando a sua arte. Em Olinda, a trupe apresenta o espetáculo Felinda, que conta a história de uma mulher que foge para seguir com o circo. No entanto, ela não é artista e não consegue entrar para a trupe. Mas o circo habita sua memória e, neste circo de sonhos, ela encontra morada e um caminho que lhe dá sentido.

Na sequência, às 19h15, será exibido O Palhaço, com Senton Mello. No filme, Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto ao seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e, assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

Olinda será a última cidade pernambucana a receber o projeto, que já passou por Exu, Oiricuri e Jaboatão dos Guararapes. Deixando Pernambuco, o projeto segue para o Ceará, onde percorre 12 cidades até o dia 22 de abril: de Fortaleza a Juazeiro do Norte, passando por Barbalho, Santana do Cariri, Nova Olinda, Missão Velha, Barro, Caririaçu, Assaré, Milagres, Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Em julho, o projeto segue para o Rio de Janeiro. A temporada de 2012 será encerrada em agosto, em Minas Gerais, quando o Cinearte Sarau percorrerá 15 municípios.

Cinearte Sarau

Quando: 22 de Abril
Hora: 18h
Filme: O Palhaço (19h15)

%d blogueiros gostam disto: