Olinda recebe segunda edição do Projeto Verão Ambiental

Objetivo do programa é orientar a população sobre a preservação das praias

Publicado por: adminolinda, em: 11/01/11 às 17:01
Praia de Casa Caiada. Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

Proposta é conscientizar os banhistas. Foto: Ádria de Souza/Prefeitura de Olinda

Utilizar a educação ambiental como forma de ajudar a natureza. Esse é o foco do Projeto “Verão Ambiental: essa é a nossa praia”, organizado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e que chega ao litoral da cidade neste sábado (15). Por meio de parceria com a Prefeitura de Olinda, a iniciativa vai percorrer um trecho das praias de Casa Caiada à Bairro Novo, levando conscientização aos banhistas sobre os problemas causados pelo mau uso desses espaços. A concentração está marcada para às 9h, nas imediações da Praça do Quartel, em Casa Caiada.

“Essa iniciativa pretende alertar a comunidade sobre os danos oriundos do mau comportamento com o lixo, a alimentação e outras práticas utilizadas no verão”, comenta o diretor de meio ambiente de Olinda, Fernando Lopes. Segundo ele, a prefeitura da cidade articulou diversas secretarias para participar do projeto.

Serão utilizados arte-educadores da CPRH e da prefeitura, caracterizados de banhistas e de animais da fauna marinha, que realizarão um “Cortejo Ambiental” com oficinas de conscientização pela orla marítima, divulgando o slogan “A praia que gostaríamos de ter”.

“Esse trabalho leva informação à população olindense, que de forma lúdica aprende a importância da natureza”, avalia o secretário do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Júnior Leite. O trabalho envolve cerca de oitenta funcionários da prefeitura de Olinda e conta com a participação das secretarias de Serviços Públicos, secretária de Transportes, Controle Urbano e Ambiental, secretaria de Saúde, secretaria de Patrimônio e Cultura e secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

O Projeto

O programa Verão Ambiental no litoral de Pernambuco, promovido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), teve início no começo deste mês e percorre as cidades de Itamaracá, Recife, Tamandaré, Olinda e Goiana, promovendo ações educativas nas praias e sensibilizando a população sobre a importância da preservação das áreas litorâneas.