Notícias

Olinda recebe tribo indígena para as comemorações do Dia do Índio

No Dia do Índio, 19 de abril, o grupo faz cortejo pelas ruas do Sítio Histórico, a partir das 17h, até o Alto da Sé

Publicado por: Secom, em: 12/04/13 às 15:40
Indíos da tribo Fulni-ô se apresentam em Olinda com apoio do Atelie Mutirão Cultural. - Foto: Divulgação

Indíos da tribo Fulni-ô se apresentam em Olinda com apoio do Atelie Mutirão Cultural. – Foto: Divulgação

O Atelier Mutirão de Cultura promove várias apresentações, durante o mês de abril, do Grupo Cultural FEEA-HIA, Filhos da Terra, composto por índios da tribo Fulni-ô, nativos da cidade de Águas Belas, Sertão de Pernambuco. O espetáculo reúne músicas e danças tradicionais da tribo, fruto da mistura cultural dos índios e africanos quilombola. A iniciativa visa contribuir para preservação e interação da cultura indígena com outras culturas, além de angariar recursos e subsídios para a tribo, já que os índios também sofrem com a seca na região.

Entre as apresentações já confirmadas, tem um cortejo pelas ruas do Sítio Histórico que acontece na sexta-feira (19/04), com concentração e apresentação a partir das 17h, no Alto da Sé. No sábado, às 18h, tem Cineclube Jardim, Toré e bate-papo com índio Boró. Na terça (23), é a vez das escolas municipais prestigiarem o espetáculo, que será feito exclusivamente para os estudantes, às 9h, na Secretaria do Meio Ambiente.

Na programação, o espetáculo exibe danças como o Toré, a Cafurna e o Coco de Roda, que são inspiradas em vários animais e aves. Entre os instrumentos musicais estão o Maracá, Zabumba, Caixa, Conga, Flauta e Pandeiro. Nas manifestações musicais, o grupo também faz toda a pintura corporal tradicional, com pigmentos naturais.

A agenda do grupo está aberta para apresentações em outras instituições até o dia 27 de abril. Os interessados em agendar apresentações ou fazer doações podem procurar a coordenação do Atelier, que já está disponibilizando hospedagem ao grupo no OLINDAPART – Hospedagem Domiciliar.

Podem ser doados itens de alimentação, como arroz, feijão, açúcar, macarrão, carnes, ovos, leite, aveia, pão, manteiga, água mineral,fubá; material de higiene, como sabão em pó, papel higiênico, água sanitária, detergente, sabonetes, creme dental, desodorante. Todas as ações realizadas serão divulgadas no blog do Atelie Ede Alves.

ATELIER MUTIRÃO DE CULTURA – tem como integrantes artistas que vivem e trabalham na cidade de Olinda – Sítio Histórico e arredores: Ede Alves, Milton Cosmus, Simone Simonek, Sandro Felix, Kate Queiroz, Ricardo Veríssimo, Michelle Martinez e Leonardo Soares. Recentemente recebeu o PRÊMIO ECONOMIA CRIATIVA – no Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras – Categoria Modelo de Gestão, pela Secretaria de Economia Criativa /MINC –Ministério da Cultura, em 2012. Foram 150 iniciativas premiadas no Brasil e 10 em Pernambuco, onde o Atelier foi pontuado no 48º lugar. O Espaço fomenta a cultura local com Ações socioculturais abertas a todos, com recursos próprios e de parceiros.

Mais informações:

ATELIER MUTIRÃO DE CULTURA
Fones: (81)3429.4183 / 8586.8558 / 9929.5634 /8881.9509

%d blogueiros gostam disto: