Notícias

Olinda recolhe 2.900 pneus do meio ambiente

Ação preventiva vai inibir a proliferação de doenças causadas pelo mosquito da dengue

Publicado por: Secom, em: 20/04/17 às 12:24

Pneus são recolhidos para evitar focos de mosquitos em Olinda. Foto: Pedro Morais/Secretaria de Saúde de Olinda.

O combate ao mosquito transmissor das arboviroses (dengue, Zika e chikungunya) e outras doenças em Olinda é uma ação constante promovida pela Secretaria de Saúde do município. Várias estratégias são utilizadas para combater os focos de criadouros na cidade, sendo um deles  o recolhimento de pneus, fruto de uma parceria firmada da gestão com a empresa Cidade Verde.
De janeiro a março deste ano, a empresa já recolheu aproximadamente 2.900 pneus na cidade. O trabalho é monitorado pelo Centro de Vigilância Ambiental de Olinda – Cevao, através de ações desenvolvidas diariamente pelos agentes de endemias. Os materiais são recolhidos em borracharias e em pontos críticos e vulneráveis à infestação do mosquito.
A parceria não tem custo para os cofres da Prefeitura, pois o material recolhido é totalmente doado para a empresa, que faz o descarte correto e encaminha os pneus para local específico de reciclagem.  Para o recolhimento dos pneus, a empresa disponibiliza um caminhão e dentro de um cronograma previamente estabelecido e monitorado pelo Cevao, recolhe o material dos locais identificados pelos agentes de endemias e pela coordenação de vetores.

A ação é preventiva, pois além de inibir doenças evita o entupimento das redes de esgoto que causam enchentes e contribuem para a poluição de rios e canais.

Pular para o conteúdo