Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda, em parceria com a organização Livre de Assédio, lançou uma campanha para combater a importunação sexual e garantir um Carnaval mais seguro para as mulheres. A iniciativa envolve a capacitação de ambulantes e trabalhadores de camarotes e day uses, além da implantação de dois pontos de apoio, oferecendo acolhimento e orientação às foliãs. O primeiro espaço estará montado na Praça do Carmo, em frente ao Trade Turístico, com operação das 9h às 16h. Já o segundo, vai atuar no Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, localizado no Bairro Novo, atuando 24 horas.
A capacitação abrange ambulantes e profissionais de camarotes e day uses, garantindo que saibam onde buscar ajuda e como acolher vítimas. Os pontos de apoio no Centro Histórico contarão com profissionais da prefeitura e da Livre de Assédio, oferecendo atendimento em inglês para estrangeiras.
Para a fundadora e CEO da Livre de Assédio, Ana Addobbati, a campanha demonstra o compromisso da cidade com a segurança das mulheres durante um dos maiores carnavais do país. “As estatísticas revelam que é neste período de folia que aumentam os casos de importunação sexual no país. Olinda vai oferecer para o público uma rede treinada com protocolos contra violência contra a mulher e importunação sexual”, afirmou.
Conforme a secretária especial da Mulher, Ana Selma, com o aumento dos casos de violência contra a mulher no período carnavalesco, a ação busca oferecer suporte imediato às vítimas e promover uma cultura de respeito e cuidado. “Nos pontos de apoio, equipes especializadas estarão disponíveis para atender mulheres que se sentirem ameaçadas ou desrespeitadas”, disse. O atendimento será oferecido também em inglês, pensando no grande fluxo de turistas estrangeiras que visitam a cidade.
Além do suporte presencial, a campanha investe na conscientização sobre o que caracteriza importunação sexual, informando que atos como beijo forçado, toques sem consentimento e abordagens invasivas são crimes passíveis de punição. Trabalhadores capacitados atuarão como multiplicadores da informação, orientando o público e direcionando vítimas aos serviços de apoio.
Curso para o combate ao assédio durante o Carnaval
Na última quinta-feira (20), houve um treinamento para profissionais do setor de day use. A capacitação buscou a prevenção e o combate ao assédio durante o Carnaval. O curso foi disponibilizado de forma online, por meio do link, disponibilizado na bio do perfil oficial da Prefeitura de Olinda no Instagram. A iniciativa teve o apoio das secretarias Executiva de Turismo e a Especial da Mulher de Olinda.
Com informações de Letícia Freitas