Notícias

Olinda se prepara para receber a Fliporto 2014

Festa Literária movimenta ruas e ladeiras do Sítio Histórico. Prefeitura organiza infraestrutura para garantir acesso, conforto e segurança de visitantes

Publicado por: Secom, em: 12/11/14 às 13:19

moldura-portal-fliporto--12-11-2014Tem início, na noite desta quinta-feira (13), a décima edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto. Este ano, o evento se descentraliza. Além de ocupar parte da Praça do Carmo, toma conta ainda do Mosteiro e do Colégio de São Bento. Nas ruas, a Prefeitura de Olinda, parceira na realização da Festa, preparou uma infraestrutura que garante o acesso e a participação de todos.

As secretarias de Transporte e Trânsito, Controle Urbano, Serviços Públicos e Saúde trabalham unidas para garantir a segurança, a tranquilidade e o conforto daqueles que vierem conferir a Fliporto, entre os dias 13 e 16. Como grande parte das atividades da Festa se concentram, este ano, no Colégio São Bento, bloqueios de trânsito serão montados nas ruas 10 de Novembro, Manoel Ribeiro e Dr Justino Gonçalves, todas transversais da Avenida Sigismundo Gonçalves e que dão acesso ao Sítio Histórico (confira os mapas abaixo).

TRÂNSITO – Trinta agentes de trânsito estarão espalhados por pontos específicos, orientando motoristas e pedestres para rotas alternativas. Os funcionários começam a trabalhar cedo, a partir das 7h, mas os bloqueios iniciam somente às 16h, na quinta e sexta-feira, e às 15h, no sábado e no domingo. Em todos os dias, as ruas serão liberadas a partir das 22h. Os agentes estarão atentos também para a questão do estacionamento irregular.

CONTROLE URBANO – A Secretaria de Controle Urbano ajudou na seleção e orientação dos comerciantes que irão trabalhar na Praça de Alimentação da Fliporto, dentro do Colégio São Bento. Do lado de fora, agentes fiscalizarão o comércio ambulante no entorno da unidade de ensino, na Praça do Carmo e no Mosteiro de São Bento.

SAÚDE – A Saúde irá disponibilizar uma ambulância do Samu para atendimentos de emergência. A unidade ficará estacionada nas proximidades do Colégio São Bento, dentro da área de bloqueios de trânsito. Além disso, a Vigilância Sanitária estará fiscalizando alimentos e bebidas comercializadas dentro e fora do Colégio.

SERVIÇOS PÚBLICOS – Já a Secretaria de Serviços Públicos vem reforçando os trabalhos de manutenção no entorno dos polos da Fliporto. Durante os dias da Festa, a iluminação será ampliada e garis intensificarão a limpeza das ruas do Sítio Histórico.

Fliporto – Festa Literária

Em 2014, a Fliporto, mais uma vez, reinventa-se, e com o tema ‘Literatura é coisa de cinema’ exalta um dos temas mais frequentes e de significativo alcance na literatura: a sétima arte. Uma das mais famosas Igrejas barrocas do Brasil, a do Mosteiro de São Bento, em Olinda, será parte integrante do evento, quando se dará a abertura da festa literária, que este ano homenageará o escritor, acadêmico da Academia Brasileira de Letras (ABL) e dramaturgo, Ariano Suassuna, autor de ‘O Auto da Compadecida’ e ‘A Pedra do Reino’ entre outros. O Colégio São Bento, localizado no coração da cidade de Olinda, irá receber os polos da Fliporto em suas dependências.

Veja mais

Pular para o conteúdo